HomeMERCADOFTN ADVB debate investimento estrangeiro em São Paulo

FTN ADVB debate investimento estrangeiro em São Paulo


Julio Serson, Secretário de Relações Internacionais do Estado de SP, recebendo o Certificado pela palestra ao FTN ADVB

Dentro da programação do Fórum de Temas Nacionais (FTN), a ADVB-SP – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil promoveu Live sobre o tema ‘Investimentos Estrangeiros e suas Repercussões na Retomada do Crescimento Econômico do Estado de São Paulo’. Evento virtual aconteceu na manhã de quinta-feira, 27/08, sob condução do presidente da entidade, Aristides de La Plata Cury.

Palestra foi proferida por Julio Serson, Secretário de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, e a transmissão pelo Youtube contou com apoio técnico do Grupo R1, transmitido pela R1 TV, e do WTC São Paulo. Painelistas: Marcos Arbaitman, presidente do Grupo Arbaitman; Wilson Mello, presidente da Invest São Paulo; e João Nagy, CEO do WTC São Paulo.  Debatedores: Carlos Prado, presidente da Abracorp; Orlando de Souza, presidente executivo do FHOB e Toni Sando, presidente da UNEDESTINOS. Além de diretores e conselheiros da ADVB, evento contou com audiência de outras lideranças paulistas e nacionais, nomeadamente do trade de turismo, origem do palestrante, que fundou a Rede Vila Rica de Hotéis e ocupou cargos relevantes, empresariais e públicos, em especial, na Secretaria de Esportes e Turismo paulista. 

Júlio Serson, ao falar da missão de atrair investimentos estrangeiros para São Paulo, enfatiza que “a Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo é uma pasta ‘meio’. Agimos no sentido de abrir caminho para que as outras secretarias atinjam seus objetivos”.

Acrescentou que “coordenamos missões e eventos internacionais; estabelecemos parcerias para projetos de cooperação com governos estrangeiros, câmaras de comércio e empresas; e atuamos no fomento ao turismo internacional”.

Serson lembra que a liderança internacional paulista não ocorre por acaso. Estado detém 32% do PIB brasileiro; 70% da mão de obra qualificada do país; 20 das melhores rodovias (dados da CNT); constitui a 3ª maior economia e mercado da AL; é a 22ª maior economia do mundo; possui quatro das dez das melhores universidades da AL; além de contar com o maior porto e aeroporto da América do Sul.

Comitivas enxutas e funcionais

Julio Serson comentou que a orientação do Governador João Dória para viagens internacionais aponta para pequenos grupos, com pauta definida e pragmática. “A agenda do governo paulista, em relação ao mundo, passa pela nossa secretaria. Hoje tenho clara a importância da diplomacia e do próprio Itamaraty, no processo de melhorar a atratividade do país para os investidores internacionais”.  

Enquanto foi possível viajar (2019 e início de 2020), realizou viagens à Europa, Japão, China e Emirados Árabes. “Conseguimos atrair R$ 14,7 bilhões em novos investimentos, nas viagens que realizamos. Fizemos todas as tratativas para o titular da Secretaria de Administração Penitenciária viajar aos EUA e conhecer o sistema prisional privado daquele país, para nos referenciar”. Destacou, em várias ocasiões, a decisiva participação da agência Invest SP.  

Retomada econômica 21-22

Em função da pandemia, o ano de 2020 ficou comprometido. Mas o governo paulista solicitou ao Secretário Henrique Meirelles um projeto de retomada para o biênio 2021-2022. Entre os pontos essenciais do documento, a ser anunciado em breve, estão: oportunidades em investimentos em infraestrutura; fast-track; agenda de missões internacionais; e compromisso com as normas internacionais de proteção ao meio ambiente e aos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Serson salientou que a questão da preservação do meio ambiente e as ações em favor da sustentabilidade são cruciais, quando se inicia uma negociação com interlocutores estrangeiros. “O governo de São Paulo leva muito a sério esse tema que, infelizmente, tem sido negligenciado pelo governo brasileiro”, pontua.

O palestrante do FTN ADVB anunciou que, em 1º de setembro será realizada a 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual do Estado de São Paulo, por meio de plataforma digital. E falou da ajuda solidária ao Líbano. “Apoiamos a missão do ex-presidente Michel Temer ao Líbano, vítima de grande tragédia; e faremos uma doação de medicamentos e remédios àquele país, em ação conjunta com o Instituto Butantã”, acrescenta.

Questões pontuais

Em resposta a pergunta formulada pelo debatedor Toni Sando, do SPCVB, Julio Serson disse, textualmente: “Buscamos mostrar que São Paulo é diferente do governo federal. Respeitamos contratos, temos mão de obra qualificada, logística favorável, boas universidades, parque fabril organizado, oferta suficiente de energia e política ambiental bem definida. Aliás, o exemplo de SP já reflete, positivamente, em instâncias do governo federal”.

Orlando de Souza, Presidente Executivo do Fohb, diz que nossa estrutura hoteleira está entre as melhores do mundo. “Progressivamente, os hotéis estão reabrindo. Temos 80% dos hotéis abertos. Em setembro, serão 90%. A hotelaria de negócios depende, muito, do aéreo, que também está pronto para operar com segurança, dentro dos protocolos sanitários”, diz.

Wilson Mello, presidente da Invest SP, registra que “o empresário estrangeiro enxerga São Paulo. Os fundos de investimentos querem bons projetos. Nós temos 21 grandes projetos de desestatização em São Paulo, como o Ginásio do Ibirapuera e a concessão das linhas 8 e 9 do Metrô. E a secretaria comandada pelo Julio Serson é fundamental. A solução, pós-pandemia, virá do setor privado”.

João Nagy, CEO do WTC, participando desde Paris, onde se encontra em viagem profissional, diz que não se deve ficar esperando a vacina contra o coronavírus. “Mesmo que a vacina venha, temos de conscientizar a população a viver de acordo com os protocolos”. Fala da importância de projetos de longo prazo; do estabelecimento e cumprimento de metas. Fez eco ao palestrante, sobre a brilhante atuação do Secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz.

Em resposta a Carlos Prado, presidente da Abracorp, Serson lembra que “São Paulo depende dos eventos. Depois de priorizar a saúde, o governo paulista, na fase de flexibilização, alcança shopping centers e fatalmente chegará aos grandes eventos, dentro das novas regras ditadas pelos protocolos. Importante é retomar e não haver necessidade de recuos, como ocorreu em alguns países da Europa”.

Marcos Arbaitman, também painelista, depois de enaltecer a iniciativa da ADVB, ratifica a crença de que, mesmo com a vacina, todos terão de seguir os protocolos. Lembrou, com entusiasmo, que em outubro de 2020 o Parque Anhembi será concessionado. “E aí teremos um espaço de eventos moderno, para competir com outros destinos da América do Sul”, salienta.

No encerramento, Aristides Cury, faz entrega de um quadro em homenagem ao secretário Julio Serson; reporta-se com deferência ao seu antecessor, Latif Abrão Jr. que permanece na presidência do Conselho, e expressa a crença de que é iminente a liberação dos eventos presenciais em São Paulo, ainda que híbridos. Acrescenta que a ADVB participa da co-realização do megaevento digital, que é o eWMS, promovido pela Kotler Impact, com seu caráter superlativo, de envolver 104 países, 80 conferencistas, e capacidade para atender 10 milhões de internautas do planeta, em 48 horas consecutivas, de 5 a 7 de novembro. ”Mais do que uma tendência, de hoje em diante, de fato, o Social faz parte integrante do Marketing”, conclui o presidente da ADVB, ao se reportar à obra do consagrado Philip Kotler.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES