[bsa_pro_ad_space id=1]
HomeNETWORKINGVinicius Lummertz mostra protagonismo de São Paulo

Vinicius Lummertz mostra protagonismo de São Paulo

Em mais uma edição online do Fórum de Temas Nacionais FTN ADVB, na manhã de 29/04/2021, coube ao secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, conduzir palestra intitulada ‘O papel do Turismo na retomada econômica do Estado de São Paulo’. Na moderação, o presidente executivo do SPCVB – Visite São Paulo, Toni Sando. Evento contou com audiência de 927 pessoas, entre dirigentes públicos e lideranças municipais, profissionais de turismo, de vendas e marketing, associados da ADVB SP.

Compuseram os painéis da Live Murilo Pinheiro – prefeito de Nazaré Paulista e presidente da Amitesp; Marco Antônio de Oliveira, conhecido como Marquinho, prefeito de Morungaba e presidente da Aprecesp; Fred Guidoni, ex-prefeito de Campos de Jordão e presidente da APM; Sebastião Misiara, presidente da Uvesp.

Painel comparativo

Em sua palestra, Vinicius Lummertz apresenta um quadro sinótico de 2019, 2020 e 2021. Ou seja: 2019 constitui um ano excepcional para o turismo paulista, com inúmeras ações bem sucedidas. Entre elas, o ‘SP pra todos’; ampliação da malha aérea regional; 700 novos voos semanais; programa de privatização dos aeroportos; crescimento de 5,1%; 50 mil novos empregos; e lançamento do Programa de Crédito Turístico.

Em 2020, quando tudo evidenciava um ano de grandes avanços e conquistas, veio a pandemia. E aí, num esforço sem precedentes, o governo paulista como um todo, e a secretaria de Turismo, em especial, lançaram-se na tarefa de minimizar as perdas. Por meio de engajamento entre os diversos setores, do poder público e da iniciativa privada, criaram-se os protocolos biossanitários. Disseminou-se a consciência do turismo responsável e estabeleceu-se o consenso de se investir no turismo de proximidade. Já no ano de 2021, iniciado com a deflagração da 2ª onda da C-19, a secretaria de Turismo do Estado de São Paulo desdobrou-se nos esforços para a obtenção de crédito para o trade; investiu-se na estratégia regional; na privatização de 22 aeroportos; na prioridade da vacinação; na expansão dos leitos de UTI e na retomada do São Paulo para Todos. Isso tudo, naturalmente, em menos de quatro meses…

Vinicius Lummerts, secretário de Turismo do Estado de São Paulo, conduziu palestra sobre 
“O papel do Turismo na retomada econômica do Estado de São Paulo

De forma didática, Lummertz expôs os diferentes aspectos da pandemia, a evolução dos andamentos e o caráter fundamental da vacina para a retomada. Mostrou gráficos, números, projeções e deixou claro que o Estado de São Paulo, de longe, fez a faz uma gestão sóbria, séria e eficaz dos efeitos da pandemia. “Somos antenas de sentimentos. E estejam certos de que o pior já passou”, assegura Vinicius Lummertz. “É importante que a gente saiba que a retomada do faturamento das empresas do turismo e dos empregos do setor depende do avanço da imunização”.

Seguem excertos das participações dos painelistas.

Murilo Pinheiro – Presidente da Amitesp (Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), diz que a entidade, criada em 2015, congrega 140 municípios e conta com 860 associados. Entidade visa desenvolver o turismo em todo o território paulista. Ressalta a importância de união de todas as demais entidades, no enfrentamento da pandemia e na busca da retomada mais rápida possível.

Marco Antônio de Oliveira, o Marquinho – Presidente da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), explica que a entidade é privada e sem fins lucrativos, atua há 36 em prol do turismo paulista. Dispõe de uma equipe técnica dedicada ao atendimento às 70 cidades estâncias. Manifesta a satisfação renovada de assistir a uma palestra do secretário Vinícius Lummertz, cita engajamentos exemplares na luta contra os efeitos da pandemia, como do Movimento Supera Turismo Brasil e do Todos pela Vacina.

Fred Guidoni – Presidente da APM; (Associação Paulista de Municípios) destaca visão e protagonismo do governador João Doria; além de ressaltar a importância da vacina. Entre outras menções assinala que “a sede da APM é a casa dos municípios paulistas”. Lembra, parafraseando o governador paulista Franco Montoro, que “a vida acontece nos municípios”. E diz que “quando a gente cuida de vida, a gente cuida da economia. E vice-versa”. Acredita que o ano de 2022 será muito positivo.

Sebastião Misiara – Presidente da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), elogia otimismo do moderador Toni Sando, expresso em artigo recente, quando manifesta a crença de que ‘tudo vai ficar bom de novo’… Também elogia o trabalho desenvolvido pelo secretário Vinícius Lummertz e diz que “podemos sonhar, clara e fortemente, na retomada do turismo”.

Toni Sando – Presidente executivo do Visite SP e presidente da UNESDESTINOS (União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos), concluiu os debates com uma fala de esperança, na hipótese da população ser vacinada até dezembro ou janeiro. “Em 2022 nós teremos: Carnaval, comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, Copa do Mundo, eleições, comemoração do bicentenário da independência do Brasil, além de todas as feiras e congressos que foram adiados no ano passado, neste ano e que, com certeza serão realizados dentro dos protocolos como já ocorre em vários países que fizeram sua lição de casa”.

www.votetop.com.br

No encerramento da Live, o presidente da Skål São Paulo, Walter Teixeira; e o presidente da ADVB-SP, Aristides de La Plata Cury, lançam a 3ª edição do prêmio Top Destinos Turísticos. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 30 de maio. Em 1º de junho se dará o início da votação popular. A entrega da premiação ocorrerá no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes, ainda em 2021, com presenças do governador João Doria e do secretário Lummertz

Depois da apresentação de vídeo alusivo ao Top Destinos Turísticos, um trabalho da agência Gorilla, do empresário Beto Marques, vice-presidente de Comunicação da ADVB SP, procedeu-se à habitual entrega simbólica de certificados aos participantes desta edição do FTN ADVB, uma correalização da FBM (Fundação Brasileira de Marketing), do IRES (Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental), e da ADVB SP.

Vídeo: clique e assista o FTN na íntegra

Conteúdo também disponível no canal YouTube advb.tv: https://youtu.be/2GZ1-vFSFBU

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES