HomeADVB TURISMOTurismo e ESG são convergentes rumo à prosperidade

Turismo e ESG são convergentes rumo à prosperidade

Por Aristides de La Plata Cury

Qualquer que seja o motivo da viagem ou o meio de transporte usado até lá, no destino o turista conjuga quatro verbos, a saber: dormir, comer, comprar e visitar.

Ao conjugá-los, o turista impacta o destino por meio da hospedagem, da gastronomia, do comércio e dos eventos e acesso aos atrativos turísticos, respectivamente. E faz com que o turista se desloque pela cidade e experimente dos serviços municipais, como segurança, limpeza, transporte público, etc.Todo turista, ao fim e ao cabo, gera renda, postos de trabalho e tributos ao destino.

À medida em que empresas e organizações prestadoras dos serviços, acima citados, conscientizam-se sobre a importância dos princípios do ESG, o destino ganha mais do que a soma da cadeia de serviços prestados por elas.

Permitam-me, querida leitora e estimado leitor, propor outra abordagem à presente e modesta reflexão, que parte da premissa de que a magia do Turismo alcança as mesmas dimensões. 

Constitui vetor estratégico de políticas públicas orientadas para o desenvolvimento sustentável e regenerativo. Mais que uma exigência estabelecida, a adoção do conceito ESG é componente intrínseco de todo modelo de negócio turístico.

A condição privilegiada do Brasil como destino rico em belezas naturais e culturais requer disciplinamento rigoroso da atividade turística, do qual o estado de São Paulo assume posição exemplar. É preciso respeitar a natureza e a base cultural das comunidades visitadas, além de oferecer condições mínimas de qualidade de vida às populações locais. A adoção dos conceitos de ESG tornou-se grande aliado. Em resumo, é uma decisão estratégica e de sobrevivência para o negócio turísticos porque protege “a galinha dos ovos de ouro”!

A indústria do turismo é imensa e a preocupação com a sustentabilidade corporativa constitui ponto de convergência singular entre os diversos segmentos da economia. Está no DNA da atividade turística muito antes dessa sigla ESG ser reconhecida como o único caminho da prosperidade.

 

Aristides de La Plata Cury é vice-presidente do Núcleo de Turismo e ex-presidente da ADVB

* As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo necessariamente a opinião institucional da ADVB. Para publicar um artigo ou matéria neste Portal ADVB, envie para redacao@advb.org para aprovação da publicação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES