HomeADVB MULHERADVB reconhece nas mulheres a garra e o modelo do novo empreendedorismo

ADVB reconhece nas mulheres a garra e o modelo do novo empreendedorismo

ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), já em outubro de 2017, durante a gestão de Latif Abrão Jr., firmava compromisso com a ONU Mulheres, na divulgação do HeForShe

Empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia são garantias para o efetivo fortalecimento coletivo. Impulsiona negócios, melhora a qualidade de vida de mulheres, homens e crianças. E contribui para o desenvolvimento sustentável. Esses são alguns dos tópicos do Programa HeForShe/ElesPorElas, que encontra, na entidade, várias referências em seu quadro.

Dalva Christofoletti Paes da Silva, conselheira da ADVB desde 1987, é um bom exemplo. Conhecida como a “Dama do Municipalismo”, nascida em Rio Claro (SP), em 9 de fevereiro de 1937, desde cedo foi destaque em sua cidade. Já nos idos de 1954, foi convidada a trabalhar na prefeitura e acabou por representá-la em uma reunião da Associação Paulista de Municípios, começando aí sua “paixão” e trajetória municipalista.

Ao longo da carreira, atuou também como professora universitária, funcionária e gestora pública, além de representante de conselhos empresariais. Colaborou na fundação da Confederação Nacional dos Municípios, agregando 5.568 deles na criação do CEAME – Centro de Estudo e Apoio aos Municípios e Empresas. Dalva preside a entidade até hoje. Em 1980, fundou o Movimento de Mulheres Municipalistas, lutando dentro das diferentes realidades e possibilidades pelas oportunidades iguais.

Guerreira e determinada, durante sua trajetória enfrentou muitos momentos adversos, como a primeira Marcha a Brasília na década de 70, no período militar. Manifestação foi organizada pelo Conselho Brasileiro de Integração Municipal, presidido pelo então prefeito de Rio Claro, Lincoln Magalhães.

Inicialmente, foram impedidos de entrar no Congresso, mas depois liberados, por intervenção de Ulisses Guimarães. Outro momento marcante ocorreu na década de 80. Durante outra marcha, Dona Dalva foi recebida por cães e cavalaria armada, além dos soldados que cercavam o prédio.

Quando perguntada sobre como se sente por ser uma mulher tão empoderada, ela responde:

“O termo empoderar me incomoda, caso sua tradução não for a igualdade nas decisões do poder. Os fatores têm a ver com respeito e dependem da cultura e da educação de cada país. Falo de questões sociais, econômicas e políticas. Nessa última, vemos que as políticas públicas são feitas, na sua grande maioria, por homens. As mulheres têm pequena representação nas “casas” que fazem as leis e é preciso se fazerem mais representadas.

Sinto grata a Deus e a meu marido Ben-Hur, lamentavelmente falecido, que foi o alicerce da minha história. Se fiz alguma coisa para abrir caminho para as mulheres e contribuí com os municípios, foi graças ao apoio dele, que me incentivou como cidadã. Além disso, ele me deu duas filhas um filho e quatro netos maravilhosos, hoje responsáveis e apoiadores incondicionais da minha continuidade na busca do que acredito”, responde Dalva.

Outras mulheres que construíram e constroem história em nosso país também estão no quadro da ADVB, a exemplo de:

Chieko Aoki – Conhecida como a Dama da Hotelaria, é administradora e empresária, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels. Em dez anos, a empresária transformou a rede em uma das maiores cadeias hoteleiras do país, que se tornou benchmark em excelência de serviços no setor. Em 2013, foi classificada pela revista norte-americana Forbes como a segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil e escolhida pelo jornal Valor Econômico dentre as melhores executivas brasileiras.

Sônia Hess – Começou seu trabalho na empresa de seus pais, na área de marketing, logo após sua formação na Espanha. Em 2003 assumiu a presidência da Dudalina, empresa da família. No mesmo ano assumiu a vice-presidência do grupo Mulheres do Brasil. É mentora do programa Winning Women Brasil, conselheira da Endeavor, jurada do prêmio Cartier Woman’s Initiative, presidente do Lide Mulher e mentora do programa IBGC para mulheres. Faz parte do Conselho Curador da Fundação Dom Cabral e conselheira da PETZ e Warburg Pincus do Brasil e já foi Conselheira do Instituto Ayrton Senna. Filantropa, gosta de ajudar causas relacionadas aos direitos das mulheres, além de incentivar o empreendedorismo feminino no país. Em 2006 foi eleita Personalidade de Vendas pela ADVB.

Cristina Calligaris – Master Coach, treinadora, palestrante, consultora e escritora. Administradora de empresas, pós-graduada em marketing estratégico pela FGV, especialista em comunicação pela FGV e mestre em administração com ênfase em liderança pela UNISA/Andrews (USA), foi Vice-presidente na ADVB SP, dirigente do núcleo mulher.

Elza Tsumori Desenhista industrial formada pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, pós-graduada latu sensu em Liderança da APG Amana-Key. Iniciou sua trajetória profissional em 1965 como pintora de cartazes de cinema, artista plástica e ilustradora desde muito cedo. É Presidente da Câmara Brasileira da Indústria de Eventos que reúne 13 entidades do setor, ex-presidente por duas gestões da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, da qual também é ex-presidente do Conselho Consultivo e atualmente membro do seu Conselho Deliberativo.  Diretora da Casa Barcelona Gestão de Marcas & Design de Negócios, que tem foco em Design de Valor, onde coordena trabalhos de eventos corporativos com ênfase em projetos especiais de Marketing Cultural, Educação e Economia Criativa e membro fundadora do Observatório da Longevidade – entidade parceira da ADVB, onde além de conselheira é nossa vice-presidente.

“Todas elas são merecedoras do nosso respeito e admiração, exemplos para todos nós e inspiração para as ações programadas para 2023 com foco no incremento das ações ElesPorElas”, conclui Aristides Cury, presidente da ADVB.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES