A história de sucesso da ADVB corrobora, à letra, o slogan ‘Ninguém é líder por acaso’. Chegar a mais de seis décadas com relevância institucional reconhecida, protagonismo notório no conjunto das associadas e dos atores fundamentais da economia nacional é um feito digno de aplauso. Enfrentou e passou por crises sem recuar. Ao contrário, aprendeu com elas e se reinventou, a exemplo do que sucede hoje, com o advento da Covid-19.
As ações de networking, desde os tempos pré-telefone celular e meios digitais disponíveis hoje em dia, sempre se valeram da realização de eventos pluritemáticos, inspirados nos princípios norteadores da entidade. Aos fóruns, somam-se encontros durante cafés da manhã, almoços, happy hours, jantares e demais formatos capazes de gerar interesse, atrair participantes e fomentar o relacionamento entre aqueles que dão consistência e rumos às empresas que dirigem.
Evolução
Numa leitura cronológica, a própria célula inaugural do embrião que resultaria na ADVB, a criação do São Paulo Executive Club, se deu por força do relacionamento entre os desbravadores de então. Corria o ano de 1955. E em 29 de Maio de 1956, no início do mandato de Juscelino Kubitschek como Presidente da República, era fundada a ADVB.
Nos primeiros tempos, deu-se ênfase à realização de cursos e treinamentos em vendas, para formação e aprimoramento de quadros. Em 1970, o ‘Curso para Esposas de Executivos’ procurou integrar as mulheres dos empresários ao meio em que eles trabalhavam. E deu origem aos ‘Fóruns de Debates Culturais’. Naquele ano, realizou-se o ‘Seminário Internacional sobre Estratégias de Mercado”.
Em 1978, a partir de proposta da ADVB, é criada a Confederação Latino-Americana dos Dirigentes de Marketing (Colam). No ano seguinte, surgem os ‘Fóruns de Debates’, que englobam aspectos mercadológicos, temas econômicos, problemas de infraestrutura, marketing internacional e depoimentos de autoridades.
Em 1993, participação da ADVB, ao lado do Fórum das Américas, do Fórum dos Governadores – A Retomada do Desenvolvimento, realizado em São Paulo. Dois anos depois, ‘Fóruns de Debates’ recebem governadores de vários estados brasileiros. E em 1996, realizam-se os ‘Fóruns Pense Grande’, com participação de empresários de destaque.
Em 1998, realização do I Fórum Empresarial Brasil-Peru, com o objetivo de criar métodos e caminhos para uma saída direta do país para o Pacifico. Evento teve mais três edições. Em 2003. Realiza-se o Fórum Empresarial Portugal-Brasil. Dos anos depois, veio o Fórum Mais Vida Amil-ADVB.
De 2004 a 2008, a ADVB promoveu edições do Fórum de Debates Político e Empresarial, com a presença de personalidades de destaque na área governamental e da iniciativa privada. E no ano seguinte, 2009, a ADVB lança o FTN – Fórum de Temas Nacionais, que passa a ser realizado nos anos subsequentes, até 2019.
Cabe registrar que o FTN 2013 teve a Inovação como tema. O presidente da Microsoft, Michel Levy, o presidente da NEC do Brasil, Herberto Yamamuro, e o fundador da Embraer, ex-ministro Ozires Silva, foram os palestrantes.
Fórum Brasil – Peru Fórum Brasil – Peru 2º Fórum Mias Vida Amil, Dr. Drauzilo Varella Encontro ADVB Pequenas e Médias Empresas, Luíza Helena Trajano Fórum de Temas Nacionais 2011 – José Anibal Fórum de Temas Nacionais 2013
Os mais recentes
No dia 26 de agosto de 2019, no Foyer do Auditório Simon Bolívar, do Memorial da América Latina, em São Paulo, o FTN ADVB atraiu um número expressivo de lideranças setoriais do turismo, da sociedade civil e profissionais de marketing. Evento foi realizado em conjunto com a Fundação Brasileira de Marketing – FBM e concentrou-se no “Protagonismo Empresarial nas Parcerias Público-Privadas do Turismo Paulista”.
Ao abrir o link, o leitor terá a matéria completa sobre o evento, que se dá na passagem da gestão de Latif Abrão Jr. para a atual, sob o comando de Aristides de La Plata Cury.
Em 19 de maio de 2020, ADVB-SP e Skål Internacional São Paulo realizaram o 1º Fórum de Temas Internacionais, em formato híbrido por conta do isolamento social decorrente da Covid-19, com patrocínio do Grupo R1 e WTC Events Center.
Portugal e Espanha, países profundamente ligados à história da América Latina, estiveram representados com brilhantismo por Linda Pereira, Diretora de Comunicação da Confederação Empresarial de Portugal – CIP e Daniela Otero, CEO do Skål Internacional. Evento abordou o tema “América Latina & Europa: A Economia Pós-Pandemia”.
Fórum de Temas Nacionais 2019 – Geraldo Alckmin Fórum de Temas Nacionais 2019 – Toni Sando Fórum de Temas Internacionais ADVB & SKAL Fórum de Temas Internacionais ADVB & SKAL, em sentido horário, Walter Teixeira, Presidente do SKAL São Paulo; Aristides Cury, Presidente da ADVB; Daniela Otero, Presidente do SKAL Internacional (Espanha) e Linda Pereira, Diretora da Confederação Empresarial de Portugal.
Do mesmo modo que na sugestão anterior, o leitor pode consultar matéria ao clicar no link remissivo. Além do texto, bastante sucinto e informativo, são publicados vídeos curtos, que destacam os melhores momentos do evento internacional. Todos eles também disponíveis na playlist da ADVB no YouTube.
Agora na retomada, a ADVB pretende retomar os FTNs, prosseguir com FTIs, possivelmente em formato de eventos híbridos, evoluindo com as novas tendências.
Sobre a ADVB – Em 2020, a ADVB® completará 64 anos e é uma referência para a gestão empresarial no país, ao oferecer opções ricas e diversas para o relacionamento e aperfeiçoamento profissional de quem atua nas áreas de vendas e marketing e na direção das empresas. Cursos, palestras, fóruns, debates e eventos de premiação reúnem personalidades públicas e do mundo corporativo, propiciando ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de estratégias de gestão das organizações.