[bsa_pro_ad_space id=1]
HomeMERCADORELACIONAMENTO: Fóruns Temáticos irradiam e fortalecem a base de networking

RELACIONAMENTO: Fóruns Temáticos irradiam e fortalecem a base de networking

A história de sucesso da ADVB corrobora, à letra, o slogan ‘Ninguém é líder por acaso’. Chegar a mais de seis décadas com relevância institucional reconhecida, protagonismo notório no conjunto das associadas e dos atores fundamentais da economia nacional é um feito digno de aplauso. Enfrentou e passou por crises sem recuar. Ao contrário, aprendeu com elas e se reinventou, a exemplo do que sucede hoje, com o advento da Covid-19.

As ações de networking, desde os tempos pré-telefone celular e meios digitais disponíveis hoje em dia, sempre se valeram da realização de eventos pluritemáticos, inspirados nos princípios norteadores da entidade. Aos fóruns, somam-se encontros durante cafés da manhã, almoços, happy hours, jantares e demais formatos capazes de gerar interesse, atrair participantes e fomentar o relacionamento entre aqueles que dão consistência e rumos às empresas que dirigem.

Evolução

Numa leitura cronológica, a própria célula inaugural do embrião que resultaria na ADVB, a criação do São Paulo Executive Club, se deu por força do relacionamento entre os desbravadores de então. Corria o ano de 1955. E em 29 de Maio de 1956, no início do mandato de Juscelino Kubitschek como Presidente da República, era fundada a ADVB.

Nos primeiros tempos, deu-se ênfase à realização de cursos e treinamentos em vendas, para formação e aprimoramento de quadros. Em 1970, o ‘Curso para Esposas de Executivos’ procurou integrar as mulheres dos empresários ao meio em que eles trabalhavam. E deu origem aos ‘Fóruns de Debates Culturais’. Naquele ano, realizou-se o ‘Seminário Internacional sobre Estratégias de Mercado”.

Em 1978, a partir de proposta da ADVB, é criada a Confederação Latino-Americana dos Dirigentes de Marketing (Colam). No ano seguinte, surgem os ‘Fóruns de Debates’, que englobam aspectos mercadológicos, temas econômicos, problemas de infraestrutura, marketing internacional e depoimentos de autoridades.

Em 1993, participação da ADVB, ao lado do Fórum das Américas, do Fórum dos Governadores – A Retomada do Desenvolvimento, realizado em São Paulo. Dois anos depois, ‘Fóruns de Debates’ recebem governadores de vários estados brasileiros. E em 1996, realizam-se os ‘Fóruns Pense Grande’, com participação de empresários de destaque.

Em 1998, realização do I Fórum Empresarial Brasil-Peru, com o objetivo de criar métodos e caminhos para uma saída direta do país para o Pacifico. Evento teve mais três edições. Em 2003. Realiza-se o Fórum Empresarial Portugal-Brasil. Dos anos depois, veio o Fórum Mais Vida Amil-ADVB.

De 2004 a 2008, a ADVB promoveu edições do Fórum de Debates Político e Empresarial, com a presença de personalidades de destaque na área governamental e da iniciativa privada. E no ano seguinte, 2009, a ADVB lança o FTN – Fórum de Temas Nacionais, que passa a ser realizado nos anos subsequentes, até 2019.

Cabe registrar que o FTN 2013 teve a Inovação como tema. O presidente da Microsoft, Michel Levy, o presidente da NEC do Brasil, Herberto Yamamuro, e o fundador da Embraer, ex-ministro Ozires Silva, foram os palestrantes.

Os mais recentes

No dia 26 de agosto de 2019, no Foyer do Auditório Simon Bolívar, do Memorial da América Latina, em São Paulo, o FTN ADVB atraiu um número expressivo de lideranças setoriais do turismo, da sociedade civil e profissionais de marketing. Evento foi realizado em conjunto com a Fundação Brasileira de Marketing – FBM e concentrou-se no “Protagonismo Empresarial nas Parcerias Público-Privadas do Turismo Paulista”.

Ao abrir o link, o leitor terá a matéria completa sobre o evento, que se dá na passagem da gestão de Latif Abrão Jr. para a atual, sob o comando de Aristides de La Plata Cury.

Em 19 de maio de 2020, ADVB-SP e Skål Internacional São Paulo realizaram o 1º Fórum de Temas Internacionais, em formato híbrido por conta do isolamento social decorrente da Covid-19, com patrocínio do Grupo R1 e WTC Events Center.

Portugal e Espanha, países profundamente ligados à história da América Latina, estiveram representados com brilhantismo por Linda Pereira, Diretora de Comunicação da Confederação Empresarial de Portugal – CIP e Daniela Otero, CEO do Skål Internacional. Evento abordou o tema “América Latina & Europa: A Economia Pós-Pandemia”.

Do mesmo modo que na sugestão anterior, o leitor pode consultar matéria ao clicar no link remissivo. Além do texto, bastante sucinto e informativo, são publicados vídeos curtos, que destacam os melhores momentos do evento internacional. Todos eles também disponíveis na playlist da ADVB no YouTube.

Agora na retomada, a ADVB pretende retomar os FTNs, prosseguir com FTIs, possivelmente em formato de eventos híbridos, evoluindo com as novas tendências.

Sobre a ADVB – Em 2020, a ADVB® completará 64 anos e é uma referência para a gestão empresarial no país, ao oferecer opções ricas e diversas para o relacionamento e aperfeiçoamento profissional de quem atua nas áreas de vendas e marketing e na direção das empresas. Cursos, palestras, fóruns, debates e eventos de premiação reúnem personalidades públicas e do mundo corporativo, propiciando ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de estratégias de gestão das organizações.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES