HomeMERCADORECONHECIMENTO: Prêmios dão vida à história da ADVB

RECONHECIMENTO: Prêmios dão vida à história da ADVB

Ao longo dos últimos 64 anos, completados em 29 de Maio, a ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil construiu um legado valioso que se amalgama à evolução e desenvolvimento do país. Gerações se sucederam na direção dos rumos da entidade, sempre numa perspectiva de continuidade (e não continuísmo) de gestão. Com entusiasmo, ideias são transformadas em projetos, que se fortalecem e se aprimoram. E, assim, se incorporam aos objetivos maiores da instituição.

Dos pilares ou diretrizes fundantes da ADVB, aquele dedicado ao Reconhecimento representa uma resposta ao desempenho diferenciado das empresas associadas. E às lideranças que as conduzem. Por definição institucional, “é dever da associação reconhecer os profissionais que contribuem para a consolidação das boas práticas e visões inovadoras de marketing e vendas no país”.

Seguem as sinopses relativas às quatro premiações temáticas mais relevantes outorgadas pela ADVB, todas incorporadas ao calendário de eventos de proa do Brasil.

Top de Marketing

Chegou à 46ª Edição em 2.019. Foi criado em 1971 como um reconhecimento às estratégias de sucesso elaboradas por empresas e administradores. Teve origem em agosto de 1970, quando a entidade promoveu a exibição de audiovisuais que abordavam estratégias mercadológicas bem-sucedidas empregadas em vários países.

Comentado, na ocasião, pelo expert Kurt Altchull, material compunha o Top Twenty, uma seleção promovida pela Sales and Marketing Executives – Internacional (SME-I) nos Estados Unidos. Realizava-se a cada dois anos, para preservar histórias de êxitos obtidos na comercialização. Visava disseminar conhecimentos e, ao mesmo tempo, aprimorar o arsenal dos profissionais da área, municiando-os com farto material para analisar, estudar e debater seus problemas.

O Top de Marketing contribui para o desenvolvimento socioeconômico e inspira a paz social.  O prêmio distingue os melhores cases, observando as especificidades de cada mercado. Adicionalmente, constitui um selo que corrobora o reconhecimento de que a ADVB foi a porta de entrada e conta a história do marketing no Brasil.

Personalidade de Vendas

Quando criado, em 1962, denominava-se ‘Homem de Vendas do Ano’, para homenagear empresários que se destacam no comando de organizações importantes e as levam a alcançar resultados altamente positivos. Acumulou acervo valioso de cases de sucesso, com grandes exemplos para o mercado.

A mudança de nome ocorreu em 1997, por um motivo simples: a denominação Homem de Vendas não abria espaço para que mulheres levassem o troféu. Já existia um consenso de que crescia o contingente de empresárias brasileiras aptas a recebê-lo.

A escolha do nome Personalidade de Vendas é feita a partir de indicações da diretoria, do conselho da ADVB-SP e dos premiados dos anos anteriores. No formato atual, a cerimônia de entrega é realizada em um almoço empresarial, com ampla divulgação em todos os canais de divulgação do país.

A Personalidade de Vendas de 2.019 coube ao CEO do Grupo NotreDame Intermédica, Irlau Machado Filho. Aquela foi a 56ª edição da láurea. Entre os premiados em anos anteriores, estiveram presentes Élcio Aníbal de Lucca (Serasa – 37ª edição); Luiz Fernando Furlan (Sadia – 38ª edição); e João Cox (Claro – 47ª edição).  Exemplos emblemáticos de que a premiação conta a história do PIB brasileiro.

Top Sustentabilidade

A importância internacional de temas relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade do planeta ganhou projeção crescente nas últimas décadas do século passado. A realização da Eco-92, no Rio de Janeiro, foi um marco histórico. Avolumou-se o debate, cresceram as manifestações e posicionamentos sobre o tema.

O Top Sustentabilidade derivou do Top da Ecologia, criado pela ADVB em 1993. Foi pioneiro no país como reconhecimento voltado para as ações ligadas a transformações ambientais. O Prêmio foi muito bem acolhido pela sociedade e pelas autoridades. Tornou-se instrumento distinto de homenagem às diversas ações das empresas nessa atividade.

O amadurecimento da visão ambiental-ecológica, combinada com as questões sociais, resultou na criação, em 1996, do Instituto ADVB de Responsabilidade Social (nome inicial do IRES). Com autonomia e embasamento próprio, passou a desenvolver várias atividades complementares àquelas da própria ADVB.

O Top Ecologia se transformou em Top Ambiental. E surgiu, também, o Top Social. Ao longo dos anos, foram realizadas 23 edições do Top Ambiental e 17 do Top Social. Em 2011, ambos foram fundidos e assim surgiu o Top de Sustentabilidade.

O conceito da Sustentabilidade sustentado pela ADVB está baseado no equilíbrio claro entre o Desenvolvimento Econômico, a Equidade Social e Ambiental. Mais recentemente, foi acrescentado o chamado ‘Ponto G’, de Governance. Entendeu-se que a governança era fundamental para sustentar a proposta por um longo período de tempo. Esse conceito passou a ser incorporado, na sua plenitude, pelos ambientes público e privado.

O Top de Sustentabilidade revela a preocupação constante da ADVB com o presente e, principalmente, com o futuro do país e do planeta. Empresas ativas e comprometidas com essa tomada de consciência, cada vez mais, fazem a diferença. E se tornam, aos olhos do mundo, muito mais aceitas e competitivas.

Top Destinos Turísticos

Iniciativa conjunta da ADVB e do Skål Internacional São Paulo levou à instituição, em 2018, a realizar o Top Destinos Turísticos. Premiação reconhece e valoriza as cidades que acreditam que o turismo é um verdadeiro gerador de riqueza e expressa a autoestima de sua população.

O Top Destinos Turísticos nasceu para ampliar a percepção do turismo em todos os municípios paulistas – interior e litoral. Desde o início, mesclou os recursos digitais com os presenciais. Por meio de uma plataforma on-line, cada certame envolve votação dos moradores e visitantes de cada localidade, que elegem a ‘cidade do coração’. Os destinos inscritos são agrupados por categorias e passam pelo crivo de uma comissão julgadora técnica.

O hall monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo foi palco da primeira edição, em 2018. A 2ª edição do TopDT, realizada em 2019, teve a solenidade de entrega em 25 de novembro, no hall nobre do Palácio dos Bandeirantes, com presença do governador de São Paulo, João Doria. A escolha do vencedor em cada categoria deu-se por meio de avaliação técnica e, também, de voto popular. Contou com apoio de diferentes instituições que se engajaram em prol do turismo paulista. Entre elas GOL Linhas Aéreas e o Grupo Accor Hotels, ambas empresas líderes em seus respectivos segmentos de atuação. A etapa final apurou 70 cidades paulistas vencedoras, em 16 categorias.

Por conta da pandemia e das restrições decorrentes, que ainda perduram, a 3ª Edição do Prêmio Top Destinos Turísticos foi postergada para 2021. Decisão dos organizadores também levou em conta a realização das eleições municipais, marcadas para o final do ano. Faz parte do projeto vencedor da ADVB e do Skål São Paulo ampliar a premiação para âmbito nacional.

Sobre a ADVB – Em 2020, a ADVB® completa 64 anos e é uma referência para a gestão empresarial no país, ao oferecer opções ricas e diversas para o relacionamento e aperfeiçoamento profissional de quem atua nas áreas de vendas e marketing e na direção das empresas. Cursos, palestras, fóruns, debates e eventos de premiação reúnem personalidades públicas e do mundo corporativo, propiciando ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de estratégias de gestão das organizações.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES