HomeMERCADOPesquisas, como a sondagem realizada em parceria com a FIPE, adicionam conteúdo...

Pesquisas, como a sondagem realizada em parceria com a FIPE, adicionam conteúdo ao Pilar do Conhecimento

Últimas semanas para participar da Sondagem de Confiança e Expectativa da ADVB/FIPE

.

Apanhado cronológico

Os 64 anos da instituição ADVB – Associação dos Dirigente de Vendas e Marketing do Brasil são alimentados por sonhos, idealismos, desejo de evoluir e superação. Surgida no contexto do grande salto industrial brasileiro, em meados dos anos 50, foi pioneira em iniciativas relevantes. À época, imperava o amadorismo e a improvisação. os produtos eram lançados de forma aleatória, sem pesquisas prévias e desconhecimento do potencial de vendas de um mercado específico.

1º Presidente da ADVB, William James Pepper

A semente inaugural do que viria a ser a entidade remonta ao surgimento da Associação dos Diretores de Vendas do Brasil (ADVB), para aglutinar interesses comuns e minimizar as carências da área de vendas. Em 1955, é criado o São Paulo Executives Club, embrião da ADVB. E em 29 de Maio de 1956, é criada a Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB). William James Pepper, alto executivo da Johnson & Johnson no país, foi eleito o 1º presidente.

Em 1957, a ADVB oferece seus primeiros cursos, destinados a vendedores. Naquela época, não havia professores especializados no Brasil, mas apenas empresários e executivos, dispostos a transmitir o conhecimento que adquiriam em suas empresas, muitas delas sucursais ou associadas de multinacionais. Os primeiros seminários discutiam temas como organização de vendas, definição de territórios, retenção de capitais por estabelecimentos bancários e treinamentos de vendedores.      

Nascia ali a escolha dos Dez Melhores Vendedores do Ano. Em 1958, iniciaram-se as Noites de Gala, eventos nos quais os melhores profissionais de vendas recebiam prêmios e as atividades do ano eram encerradas.  Em 1959, é lançado o ADVB Notícias, primeira publicação da entidade. E a realização do primeiro curso de supervisor. Em 1961, surgem núcleos de ADVBs em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Belo Horizonte, Londrina, Porto Alegre e municípios do interior paulista.

Em 1967, a ADVB lança a Revista Marketing. E em 1969, deu-se a criação da Fundação Brasileira de Marketing (FBM), com o objetivo de consolidar a formação de profissionais de todas as áreas ligadas ao marketing. Em 1970, surgem os cursos “In Company”, para aperfeiçoamento e treinamento dos funcionários nas próprias empresas. E o “Curso para Esposas de Executivos”, que procura integrar as mulheres dos empresários ao meio em que eles trabalham. É a origem dos “Fóruns de Debates Culturais”.

Em 1972, realiza o seminário internacional “Administração de Sistemas de Marketing”. No ano seguinte, a ADVB recebe do governo paulista o título “Utilidade Pública”. E realiza o seminário “Diferenças de Mercados Internacionais”. Em 1976, a nova logomarca e a bandeira, criações de Roberto Duailibi. A entidade passa a comemorar O Dia Internacional do Vendedor em 1º de Outubro.

Em 1978, criação da Confederação Latino-Americana dos Dirigentes de Marketing (Colam), a partir de proposta da direção da ADVB. Em 1981, comemora 25 anos com dois eventos: palestra do então vice-presidente da República, Aureliano Chaves, e homenagem aos ex-presidentes da entidade e aos agraciados 19 Homens de Vendas do Ano. Surge a revista Mercado Aberto (hoje Mercado), principal veículo de comunicação da ADVB.

Em 1984, realiza o 1º Encontro Brasileiro de Marketing, em novembro, promoção da ADVB, FBM e Colam.  Em 1989, o nome definitivo: Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Realiza o 1º Congresso Nacional de Vendas. E em 1990: o Seminário Brasil Novo, sobre estratégias para superar as dificuldades impostas pelo Plano Collor.

Em 1993 participa do Fórum ‘A Retomada do Desenvolvimento, realizado em São Paulo.  É criado o Top de Ecologia. Seis anos depois, lança o Top Social e o Instituto ADVB de Responsabilidade Sócio-Ambiental (IRES). Em 2001, início do projeto Diálogos Sociais, parceria do IRES com o Grupo Folha de S. Paulo.

Em 2002, criada a newsletter ADVB News, além da realização do Seminário de Marketing Internacional. Em 2003, fundação da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Portugal (ADVP), entidade ligada a ADVB. Em 2005, criação do Fórum Mais Vida Amil-ADVB. E em 2006, a ADVB comemora seu jubileu. Também é criado o Master Empresarial de Varejo, em parceria com a Alshop.

Cursos ADVB no cenário contemporâneo

Com o advento da Internet e das ferramentas digitais, a ADVB ampliou a oferta de cursos e treinamentos e tornou a comunicação com os associados muito mais ágil e efetiva. Apresenta, em seu site, a grade de cursos presenciais e in company, ministrados por profissionais experts e experientes. Também prepara o lançamento do1º curso EaD, que vem ao encontro da tendência já consolidada e que se fortalece por conta dos rearranjos inexoráveis ditados pelos efeitos da Covid-19. Em junho 2020, a ADVB lançará sua plataforma de cursos de ensino à distância.

Sondagem ADVB FIPE

Em 2018, a ADVB deu importante passo, no sentido de oferecer aos associados e parceiros, bem como ao mercado de uma forma geral, conteúdo de qualidade, por meio de uma sondagem de confiança e expectativas dos dirigentes de vendas e marketing do Brasil, sobre o futuro dos negócios e da economia brasileira como um todo.

A sondagem é desenvolvida graças a uma parceria firmada com a FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, formalizada por seu presidente Carlos Luque, com o presidente da ADVB à época, Latif Abrão Jr, atualmente presidente do Conselho Consultivo.

Trimestralmente, por meio dessa pesquisa inédita, fruto de uma parceria permanente de duas instituições de excelência, objetiva-se instrumentalizar o público da ADVB com dados relevantes, em relação à evolução nos negócios das empresas.

Tal conteúdo assume importância ainda maior, nesses tempos nebulosos de Covid-19.

Sobre a ADVB – Em 2020, a ADVB® completará 64 anos e é uma referência para a gestão empresarial no país, ao oferecer opções ricas e diversas para o relacionamento e aperfeiçoamento profissional de quem atua nas áreas de vendas e marketing e na direção das empresas. Cursos, palestras, fóruns, debates e eventos de premiação reúnem personalidades públicas e do mundo corporativo, propiciando ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de estratégias de gestão das organizações.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES