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O Papel de Vendas N° 2: O MÉDICO – Parte I/V

Diagnostique “Pequenos Problemas” e Descubra Grandes Necessidades

“Um problema bem diagnosticado é meio problema resolvido”
Charles F. Kettering

por Claudiney Fullmann

As objeções mais comuns dos clientes:

  • “É muito caro”. (ou “Não Posso compra-lo.”)
  • “Não se encaixa no meu orçamento.”
  • “Não preciso dele.”

Todas são sintomas de problema que remonta a uma única causa: baixa percepção de valor de sua oferta pelo seu prospect. Na cabeça de seu futuro cliente, o custo da compra é maior que o valor obtido por possuí-lo.

O universo dos seus prospects está em constante mudança. Ela pode ocorrer gradual ou subitamente. A mudança aciona a Insatisfação, um sentimento de descontentamento com a situação atual. Durante esse passo, os prospects:

  1. Reconhecem um problema ou oportunidade.
  2. Perguntam: “O problema é sério?”
  3. Perguntam: “Quanto custará a solução?”
  4. Concluem: “Preciso comprar!”

A Insatisfação ocorre quando os prospects percebem que onde estão agora (situação atual) não é onde gostariam de estar (situação ideal). Ela pode ser causada pela percepção de um problema ou oportunidade.

O Problema é Sério?

Quando prospects identificam essa situação, estabelecem prioridade para os problemas e alocam seus recursos apropriadamente.

A Insatisfação pode variar de intensidade, dependendo da percepção do problema, desde um simples incômodo até uma crise iminente. Quanto maior ela for, maior será o valor trazido pela solução e maiores os recursos mobilizados.

Quanto Custará a Solução?

Prospects normalmente são muito sensíveis a preços durante o passo da Insatisfação. A essa altura eles acreditam entender a sua gravidade. A sua cifra permite que eles pesem a gravidade do problema contra o custo da resolução.

A Necessidade da Compra

“Preciso comprar!” Quando os prospects se convencem da necessidade, eles se veem comprando seu produto ou um similar. Quanto maior a visão de valor a ser obtido, maior o desejo de comprar. Antes que os futuros clientes reconheçam a necessidade de compra, eles têm que se sentirem insatisfeitos com a situação atual.

O médico é o profissional que ajuda as pessoas obter bem-estar por meio de conhecimento especializado, indagação e habilidades específicas. O médico lida com três tipos de pacientes:

  1. Prospects “Doentes” que pressentem que nos últimos tempos seu desempenho está abaixo do padrão, embora funcionando a um nível aceitável.
  2. Prospects “Saudáveis” que buscam a oportunidade de melhorar e atingir um nível maior de desempenho. Eles querem ter sucesso.
  3. Prospects “Negadores” acreditando que o seu desempenho está ideal, mas estão equivocados. Como vendedor você ajuda os outros a mudar, crescer melhorar suas vidas ou negócios. Infelizmente, alguma pessoas preferem agarrar-se ao passado sem admitir necessidades. Sua melhor estratégia neste caso é preservar o seu tempo e manter contato; esperar uma crise que rompa tal atitude.

Detalhes são encontrados no livro “Mexendo com a Cabeça do seu Cliente” de Kevin Davis, disponível em www.fullmann.com.br ou na ADVB

Claudiney Fullmann, professor da Academia de Vendas ADVB.
fullmann.com.br

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