HomeADVBPapéis do Vendedor – O Processo de Compra – parte II

Papéis do Vendedor – O Processo de Compra – parte II

por Claudiney Fullmann

“Se a paixão dirige você, deixe a razão tomar as rédeas” Benjamin Franklin

Na etapa NECESSIDADE pessoas compram seu produto para ter melhoria – ser, possuir ou fazer mais. Essa crença é a imagem mental do valor futuro esperado pelo prospect. Exemplos: mais dinheiro, mais tempo, maior tranquilidade, segurança, status, melhoria da imagem, amor, e assim por diante. Embora pessoal e subjetiva esta etapa é formada por dois passos:

Passo 1 – Mudança na nossa vida profissional ou pessoal gera insatisfação.

Passo 2 – Insatisfação traz problemas ou oportunidades que se desenvolvem em necessidades.

Na etapa APRENDIZADO pessoas seguem um processo de comparação, estabelecendo diferenças ente opções e selecionando uma preferência. Esta etapa é a identificação da melhor escolha e formada por dois passos:

Passo 3 – Pesquisa que identifica as capacidades necessárias para a solução. Os compradores transformam uma necessidade intangível em uma solução tangível ao pesquisar as opções e estabelecer as características exigidas para a solução, definindo critérios “essenciais” e “opcionais”.

Passo 4 – Comparação leva a identificar a preferência inicialmente pelos critérios essenciais, as capacidades obrigatórias e, gradualmente, priorizam-se os opcionais e reduzem-se as opções até chegar a uma escolha preferencial.

Na etapa COMPRA as pessoas se envolvem em dois passos distintos:

Passo 5 – Medo que é emocional, e não lógico precisa ser superado antes de assumir compromisso. Quanto maior o risco, maior probabilidade de este passo ocorrer.

Passo 6 – Compromisso é formalizado pela aprovação da compra cujos detalhes devem ser acertados por meio da negociação.

Na etapa VALOR os clientes se perguntam: “Os resultados alcançados atingiram ou superaram minhas expectativas?” Tal etapa envolve dois passos distintos:

Passo 7 – Expectativas de que o valor imediato seja obtido, Às vezes, a tremenda empolgação após a compra dá lugar à frustração, raiva e dúvida quando o comprador se depara com a dificuldade da mudança.

Passo 8 – Satisfação que é equivalente aos resultados favoráveis alcançados. “Consegui o valor que esperava?” A satisfação normalmente varia com o passar do tempo e pode diminuir de acordo com a percepção das novas alternativas. Estamos de volta à etapa da Necessidade, num permanente processo cíclico.

No próximo blog analisaremos “por que as pessoas compram”

Claudiney Fullmann, professor da Academia de Vendas ADVB.
fullmann.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES