HomeADVBPapéis do Vendedor – O Processo de Compra – parte I

Papéis do Vendedor – O Processo de Compra – parte I

por Claudiney Fullmann

 “Se a paixão dirige você, deixe a razão tomar as rédeas” Benjamin Franklin

As pessoas que compram possuem um desejo emocional de melhorias, uma crença de que suas vidas serão melhores de acordo com o resultado de uma compra. A maneira de comprar depende de muitos fatores, incluindo a dimensão da compra e como os compradores sentem-se confortáveis com ela.

Quando os compradores já conhecem o suficiente para comprar, eles fazem uma escolha simples. Essa decisão é conhecida como Compra Conhecida. Ela tende a ser rápida, feita sem deliberações, por telefone ou internet.

Quando envolve aquisição de conhecimentos e considerações cuidadosas de alternativas, que assegurem melhor escolha com menor risco e incerteza, portanto mais complexa, tratamos da Compra Aprendida.

A velocidade incrível das mudanças traz constantemente novas necessidades e exige novas soluções. As seguintes situações de vendas podem ocorrer:

  • Existem muitas opções de escolha.
  • A percepção dos compradores sobre o investimento é alta.
  • Os compradores estão arriscando sua credibilidade.
  • Um serviço “intangível” esta sendo considerado.
  • A decisão é uma escolha pouco frequente.
  • Os compradores não estão certos de que o produto fará o que o vendedor diz.
  • O produto é de uma marca nova que ainda não tem histórico.
  • Os custos da troca são altos.

Para não cometerem erros, compradores apelam para um processo de compras racional e sequencial embora haja sempre um componente emocional; “eu realmente preciso disso?” O propósito do processo de compra aprendida é estabelecer uma preferência, onde os critérios de escolha e desejos são refinados e especificados.

Existem quatro etapas:

1) determinação da necessidade;
2) descoberta da melhor solução (aprendizado);
3) compromisso de compra, e
4) avaliação do resultado.

No próximo blog entraremos nos detalhes de cada etapa.

Claudiney Fullmann, professor da Academia de Vendas ADVB.
fullmann.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES