HomeADVBPapéis do Vendedor - Essência

Papéis do Vendedor – Essência

por Claudiney Fullmann

A tradicional abordagem de vendas pode ter três sentidos:

1 – Modo de se aproximar de alguém: aproximação, chegada, interpelação, questionamento.
2 – Modo de lidar com algo: tratamento, comportamento.
3 – Aproximação de embarcações com fins diversos: abordo, abordada, abalroamento, abalroada, abalroação.

Esta última relembra a ação de piratas que abordavam para saquear. Se um comprador ou cliente sentir-se assim será um desastre; este sentido nunca deve ser interpretado.

Lidar com uma venda pressupõe um comportamento ético e sincero que conduzirá o tratamento dado ao interlocutor de maneira simpática.

A aproximação, interpelação ou questionamento define os rumos da venda. O vendedor ou a vendedora deve interpretar diversos papeis ao longo de sua comunicação efetiva para lograr sucesso duradouro.

Vender é gratificante e essencial. Entretanto, a vida do pessoal de vendas, principalmente em momentos de crise, não é tão fácil como parece. Sempre que me refiro a essa brava gente, lembro que um vendedor recebe mais não do que uma criança de quatro anos. Mas ele não desiste. Essa perseverança é fundamental, mas atualmente não basta – o mercado quer mais. Nossos métodos e técnicas de vendas, que foram sucesso no passado, estão se erodindo rapidamente, principalmente porque os compradores de hoje estão mais bem preparados, mais exigentes e intolerantes. Eles não têm mais tempo para longas apresentações comerciais, conversa fiada, para negociar com pessoas despreparadas e ouvir argumentações sem bases mais profundas com abordagens inadequadas.

Além disso, a concorrência está cada vez mais acirrada, cruel, disposta a “comer seu fígado enquanto você está vivo”! O vendedor tradicional continua como se estivesse ligado em piloto automático, cegamente apresentando catálogos de produtos e informações que o comprador já conhece, por estarem disponíveis na internet, sem perceber as reações faciais e corporais que ele esboça e que irão orientá-lo. Lembre-se: não é mais “vender o peixe”; é saber primeiro se ele gosta de peixe, como o aprecia e quando, independente de quanto custa.

No processo de venda moderno, a ênfase está na “psicologia da compra”, no entendimento claro das necessidades – às vezes ocultas – do comprador. Precisamos caminhar com ele lado a lado com perguntas inteligentes que mexam com sua cabeça, que o façam pensar. È como entrar na cabeça dele, colocando-se em seu lugar, ouvindo com seus ouvidos, vendo com seus olhos, pensando e agindo como ele, sem sermos invasivos, para descobrirmos suas expectativas e dúvidas, seus anseios e medos, suas preocupações. Saber exatamente os momentos certos de entrar em cena, sem precipitação e sem atrasos.

Vamos analisar os “oito papéis secretos interpretados em vendas que seus concorrentes não conhecem” do livro Mexendo com a Cabeça de seu Cliente de Kevin Davis, disponível no site fullmann.com.br.

Claudiney Fullmann, professor da Academia de Vendas ADVB.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES