HomeMERCADONo Dia do Produtor Rural, Roberto Rodrigues comemora os resultados do agronegócio,...

No Dia do Produtor Rural, Roberto Rodrigues comemora os resultados do agronegócio, em plena pandemia

A ADVB se une a Roberto Rodrigues, ex-Secretário da Agricultura do governo paulista (1995 a 1997); ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003 a 2006) e atual Coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas – Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), ao prestar merecida homenagem ao Produtor Rural, que gera 20% dos empregos no Brasil e responde por metade do valor das exportações brasileiras.

“O agronegócio representa 23% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional”, afirma Rodrigues, que complementa: “o saldo comercial do agronegócio é muito maior do que o saldo comercial do Brasil”.

Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), revelam que, em 2019, enquanto o PIB brasileiro cresceu 1,1%, o segmento teve um crescimento três vezes maior, de 3,81%.

Em 2020, com base nos bons resultados obtidos nos três primeiros meses do ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que o agronegócio vai crescer 2,4%. Ou seja: o único setor da economia que apresentou crescimento em tempos de pandemia.

A comemoração do Dia do Produtor Rural foi instituída pelo Decreto de Lei nº 4.338, de 1º de Maio de 1964. O dia 25 de julho foi escolhido em homenagem à morte do deputado federal Fernando Ferrari, que lutou pelos diretos dos trabalhadores e questões sociais.

A modernidade do agronegócio no Brasil é referência internacional, não apenas no que diz respeito aos elevados índices de produtividade, por força da tecnologia empregada no campo, mas também pela qualidade da comunicação.

Assista ao vídeo e comemore conosco, Roberto Rodrigues e ADVB, essas boas notícias do agronegócio, ao ensejo do Dia do Trabalhador Rural.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES