Se fizermos uma pesquisa junto ao mercado e perguntarmos se você sabe negociar ou se está preparado para negociar, muito provavelmente a maioria dirá que sim. Isto é mais ou menos óbvio, porque as pessoas vivem negociando o tempo todo, desde muito cedo, pois a vida é um eterno negociar. No mundo contemporâneo dos negócios a coisa não é bem assim. Vamos constatar que precisamos de algo mais, ou seja, necessitamos de técnicas para saber negociar bem. Obviamente, no mercado tem de tudo e encontramos pessoas treinadas, pouco treinadas e pessoas que nunca receberão treinamento algum e são excelentes negociadores, são os chamados “autodidatas”. Porém, estes são a minoria absoluta, pois o mundo mudou e os espaços diminuíram, ou melhor, as pessoas se conscientizam que precisam ser profissionais ou estarão fora do mercado de trabalho. A mudança que mais nos chama a atenção é a profissionalização, o mercado depois do surgimento da internet que exclui pessoas sem qualificação, pois não se precisa mais de vendedores (tiradores de pedido), mas sim de profissionais. É o que o mercado busca, pessoas qualificadas e treinadas em negociação. Negociação é o processo de buscar aceitação de interesses, ideias ou estratégias, de tal maneira que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas e tiveram a oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. Observe que o importante é que ela envolve alguns conceitos extremamente significativos para o negociador: processo, consenso e sinergia. No processo de negociação as habilidades em tomada de decisão, comunicação, motivação, administração de conflitos e de reunião, são imprescindíveis. O consenso ouvir, dando oportunidade à outra parte de manifestar todos os seus argumentos. Falar e ser entendido podendo usar para isto de todos os recursos legítimos ao seu alcance. Poder conviver com a solução encontrada. O consenso em si não importa na escolha da melhor solução, uma vez que o básico para que ele exista é a ocorrência das três condições acima mencionadas, entrando aí o conceito de sinergia, onde o produto final é maior que a soma das partes. A negociação tem que ter sempre como foco o “Ganha x Ganha”, e uma das etapas é a sinergia, que deve estar presente em todo as elas.
Por Emilio Michele Cirillo