Retomando o post anterior, que focalizou ‘O marketing B2B no Brasil tem muito a evoluir”.
2) Dados comandando marketing
O nome é suntuoso, Data Driven Marketing.
Na prática, empresas têm utilizado de maneira pragmática a análise de dados para guiar campanhas, selecionar conteúdo de modo cognitivo, e entregar para o cliente que quer ser o centro do mundo a promoção que ele quer receber.
Os dados vêm de todos os lados, ERP, CRM e E-mail, até de terceiros (o tal third party data).
Empresas trazem a compreensão de suas audiências e disparam campanhas com timming perfeito. Menos desperdício de investimento em mídia, que anda cada vez mais cara, mais assertividade, mais conversão e mais clientes felizes.
Sim, quem tem utilizado dados como bússola está chegando ao destino alvo antes, e gastando menos.
3) Chega de achismo, vamos aos testes
Eu já presenciei muitas tomadas de decisão de executivos com base no ‘feeling’.
Com os recursos de tecnologia do meio digital, o projeto original de uma página de campanha ou de um e-commerce tem vida curta, e muito curta. O nome do jogo é testar. Ferramentas simulam novos desenhos de interface, medem a efetividade de conversões e provam conceitos, jogando o feeling pra escanteio.
Qual modelo de página de campanha funciona melhor com mulheres ou homens, clientes que buscam preço baixo versus clientes de compra de impulso, botão comprar verde ou botão comprar vermelho?
O jogo do marketing está mudando, os clientes modernos estão mal acostumados e estão adorando. Os executivos de vendas e marketing precisam tomar decisões.
Entrar no mundo do Marketing Moderno? Eu entraria no jogo o mais rápido possível.
Caio Ribeiro do Vale
Especialista em negócios digitais, fundador e diretor da ADIN Inteligência Digital.