Se existe uma coisa que incomoda e muito aos consumidores é a promessa não cumprida, principalmente no que se refere ao prazo.
Quantas e quantas vezes vemos empresas prometerem mundo e fundos, garantindo que podem entregar um produto ou serviço num prazo determinado, mesmo sabendo que isso é praticamente impossível de conseguir cumprir.
Isso é terrível. Mancha de modo indelével a imagem da empresa. O fato é que uma promessa feita gera uma ansiedade muito grande no comprador e, em muitos casos, uma programação, preparação e uma logística própria apenas para receber um produto. Quem compra pode até não precisar do produto exatamente na data em que ele solicita, mas se programa para receber.
Quando isso ocorre, todos ficam em polvorosa tentando atender em um prazo que é muito pequeno para cumprir tudo o que precisa ser feito.
E de quem é a culpa por isso?
Nossa. Da nossa cultura de deixar tudo para a última hora e prometer o que não se pode cumprir.
Como mudar isso?
Atendendo rigorosamente a todos os prazos estipulados, sempre. Não fazendo promessas que não serão seguidas. Não passando informações errôneas sobre entrega. Enfim, falando rigorosamente a verdade. Sempre.
É possível que você perca uma ou outra venda no início. Não se preocupe. Depois que o seu fornecedor tiver a certeza de que pode contar com a sua “palavra”, você recupera o tempo e as vendas perdidas.
Airton Carlini, professor da Academia de Vendas ADVB.
airtonmc@terra.com.br