por Latif Abrão Jr.
A área de vendas é fundamental em qualquer negócio, afinal de contas, é por meio dela que o empreendedor irá colocar seus produtos à prova no mercado e, consequentemente, gerar receita para que a sua empresa cresça e conquiste um bom posicionamento em seu nicho de atuação.
Neste sentido, de nada adianta ter ótimos produtos ou serviços se eu não sou capaz de comerciá-los com o meu o público-alvo. Em outras palavras: sem vendas, não há lucro, não há sequer um negócio.
Feita esta introdução, com o intuito de auxiliar os colegas e empreendedores interessados, selecionei cinco etapas cruciais que pavimentam o caminho rumo a eficiência nas vendas em qualquer organização. Acompanhem!
Inclua as estratégias de venda no planejamento global da empresa
Uma das principais falhas que um empreendedor pode cometer em sua jornada empresarial é não dar a devida atenção para a área de vendas já no início do negócio. Apesar disso, este é um erro um tanto comum. Em diversos casos, o empreendedor devota uma preocupação profunda com questões importantes como o marketing ou as finanças na hora de planejar sua empresa, mas trata a área de vendas enquanto um aspecto a ser desenvolvido a posteriori.
Minha dica para os novos empreendedores é: inclua a área de vendas no planejamento global de seu negócio, avaliando qual o capital disponível para investir no setor e que estratégias irá implementar para construir um time de vendas competente. E para aqueles que já tem uma empresa no mercado, o planejamento, validação e revisão das ações de venda tem de ser constantes, sempre com o foco na melhora contínua.
Lembre-se: a área de vendas tem que receber do empreendedor a máxima atenção, pois é onde as coisas acontecem.
Foque no trabalho em equipe
Quanto mais forte e integrado for o seu time de vendas, maiores são as possibilidades da ampliação de sua gama de consumidores. Para tanto, o gestor deve trabalhar para profissionalizar a equipe que será encarregada das vendas e da condução dos processos da área, uma vez que, a partir do momento em que a empresa cresce, ele terá problemas se quiser concentrar todas as atividades, bancando um “faz-tudo” em seu negócio.
Quanto mais forte e integrado for o seu time de vendas, maiores são as possibilidades da ampliação de sua gama de consumidores.
Outro ponto importante: fuja da armadilha de contratar colaboradores apenas por amizade, indicação ou mesmo parentesco. Vendedores são consultores especializados e precisam estar aptos a desenvolver uma função cujo cotidiano está repleto de desafios.
No próximo post falaremos sobre criar um programa de treinamento, integrar a equipe de vendas com as outras áreas da empresa e estabelecer metas realistas, mas desafiadoras.
Latif Abrão Jr,
Presidente da ADVB