HomeADVBCinco passos essenciais para se alcançar a eficiência em vendas - Parte...

Cinco passos essenciais para se alcançar a eficiência em vendas – Parte I/II

por Latif Abrão Jr.

A área de vendas é fundamental em qualquer negócio, afinal de contas, é por meio dela que o empreendedor irá colocar seus produtos à prova no mercado e, consequentemente, gerar receita para que a sua empresa cresça e conquiste um bom posicionamento em seu nicho de atuação.

Neste sentido, de nada adianta ter ótimos produtos ou serviços se eu não sou capaz de comerciá-los com o meu o público-alvo. Em outras palavras: sem vendas, não há lucro, não há sequer um negócio.

Feita esta introdução, com o intuito de auxiliar os colegas e empreendedores interessados, selecionei cinco etapas cruciais que pavimentam o caminho rumo a eficiência nas vendas em qualquer organização. Acompanhem!

Inclua as estratégias de venda no planejamento global da empresa

Uma das principais falhas que um empreendedor pode cometer em sua jornada empresarial é não dar a devida atenção para a área de vendas já no início do negócio. Apesar disso, este é um erro um tanto comum. Em diversos casos, o empreendedor devota uma preocupação profunda com questões importantes como o marketing ou as finanças na hora de planejar sua empresa, mas trata a área de vendas enquanto um aspecto a ser desenvolvido a posteriori.

Minha dica para os novos empreendedores é: inclua a área de vendas no planejamento global de seu negócio, avaliando qual o capital disponível para investir no setor e que estratégias irá implementar para construir um time de vendas competente. E para aqueles que já tem uma empresa no mercado, o planejamento, validação e revisão das ações de venda tem de ser constantes, sempre com o foco na melhora contínua.

Lembre-se: a área de vendas tem que receber do empreendedor a máxima atenção, pois é onde as coisas acontecem.

Foque no trabalho em equipe

Quanto mais forte e integrado for o seu time de vendas, maiores são as possibilidades da ampliação de sua gama de consumidores. Para tanto, o gestor deve trabalhar para profissionalizar a equipe que será encarregada das vendas e da condução dos processos da área, uma vez que, a partir do momento em que a empresa cresce, ele terá problemas se quiser concentrar todas as atividades, bancando um “faz-tudo” em seu negócio.

Quanto mais forte e integrado for o seu time de vendas, maiores são as possibilidades da ampliação de sua gama de consumidores.

Outro ponto importante: fuja da armadilha de contratar colaboradores apenas por amizade, indicação ou mesmo parentesco. Vendedores são consultores especializados e precisam estar aptos a desenvolver uma função cujo cotidiano está repleto de desafios.

No próximo post falaremos sobre criar um programa de treinamento, integrar a equipe de vendas com as outras áreas da empresa e estabelecer metas realistas, mas desafiadoras.

Latif Abrão Jr,
Presidente da ADVB

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES