No dia 18 de agosto, das 9h às 13h, na sede da ACSP (Rua Boa Vista, 51 – 11º andar) acontecerá o Seminário COP30 – Uma Agenda Propositiva. Esse evento é realizado pela Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SP), Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e Conselho do Agronegócio.
O encontro reunirá especialistas e lideranças do setor produtivo, ambiental e institucional para debater os compromissos e as oportunidades do Brasil na agenda climática global.
A proposta é ir além das tradicionais posturas defensivas, adotando uma agenda propositiva e colaborativa para conter o aquecimento global, apostando em novas tecnologias, energia alternativa e menor consumo de combustíveis fósseis.
Confirme sua presença enviando um e-mail para: apoioaosconselhos@acsp.com.br
Confira a programação:
Na abertura Institucional, temos três líderes que representam a força do associativismo e da articulação empresarial em prol de um agro mais inovador, verde e competitivo.
- Roberto Mateus Ordine – Presidente da ACSP
- Miguel Ignatios – Presidente da ADVB/SP
- Cesário Ramalho – Presidente do Conselho do Agronegócio da ACSP
Palestrantes e temas:
- Marina Grossi – Referência em sustentabilidade corporativa
Tema: Compromissos brasileiros com a neutralidade climática até 2050
- Plinio Nastari – Especialista em bioenergia e mercados agro
Tema: Bioeconomia, inovação e financiamento de baixo carbono
- Teresa Vendramini – Presidente da Sociedade Rural Brasileira
Tema: Inserção do agro brasileiro na diplomacia climática internacional
Relatores
- Francisco Graziano
- Roger Maciel
Temas Centrais
- Transição Agroecológica e Tecnológica – Agricultura regenerativa, manejo de carbono no solo e agricultura de precisão.
- Neutralidade Climática até 2050 – Metas de mitigação, práticas de baixo carbono e rastreabilidade.
- Desmatamento Ilegal Zero e Valoração de Ativos Ambientais – Integração entre produção e conservação, PSA e mercado de carbono.
- Inovação, Bioeconomia e Energia Limpa no Campo – Hidrogênio verde, biometano, insumos verdes e circularidade.
- Inserção do Agro na Diplomacia Climática Global – Liderança construtiva, cooperação internacional e fortalecimento da imagem do Brasil.
- Autofinanciamento Sustentável – Crédito de carbono, serviços ambientais e fundos internacionais.
Importância para a ADVB/SP
A ADVB/SP, como voz ativa do setor empresarial, reforça sua missão institucional ao abrir espaço para um diálogo sério e construtivo sobre o papel do agronegócio na pauta climática global, conectando líderes do agro, da comunicação e da gestão pública com foco em impacto, inovação e sustentabilidade.
O agro brasileiro é parte da solução — e o setor empresarial precisa estar à mesa do futuro. A ADVB/SP convida você para um debate propositivo, técnico e estratégico rumo à COP30.