Para que uma estratégia de Marketing Digital seja bem-sucedida, é preciso que a sua mensagem chegue ao público certo no momento exato. Só que isso pode ser um tanto desafiador, se você não conhece a fundo esses possíveis clientes.
Para tanto, devemos lançar mão de uma ferramenta que vem ganhando bastante espaço nos planos para canais digitais: a persona (também conhecida como buyer persona). Ela é a definição do cliente do seu negócio, aquele que você quer que compre os seus produtos e serviços.
Mais do que resultados quantitativos de uma pesquisa, são personagens semifictícios que representam características e comportamentos do seu cliente. Você pode aprender tudo sobre ela aqui.
Hoje nós vamos te explicar a importância de definir essa buyer persona antes de colocar suas ações de Marketing Digital para funcionar. Vamos lá?
Conhecer melhor a sua audiência
Você sabe quem acessa o conteúdo que sua empresa divulga? Não estamos falando aqui apenas de saber o número de cliques, nem mesmo de dados como gênero, idade, ou localização geográfica. Queremos saber quem são essas pessoas, quais os seus interesses, necessidades e desejos.
Definir persona significa ter acesso a essa riqueza de informação e detalhes. E isso é bastante importante na hora de definir a ação a ser executada para o seu plano de Marketing Digital.
Por exemplo: se você está de férias numa cidade nova, na hora de escolher o restaurante vai querer indicações para não cair em uma furada. Vai pesquisar online opiniões de quem já foi, olhar o movimento, a limpeza, as filas… Isso porque detalhar além do “serve frutos do mar” ajuda a perceber se aquela é a melhor escolha para você, naquele momento de prazer das férias. Ou seja, o restaurante que mais se aproximar da sua buyer persona te conquista.
Entender e correlacionar os gastos e interesses do seu público
Quando você vai criar um conteúdo, ou mesmo uma campanha de ads no Google ou em redes sociais, como você escolhe o formato e o produto ou serviço a ser divulgado?
As personas podem entrar aqui como um ótimo agente facilitador desse difícil processo. Sabe por quê? Porque é muito mais difícil vender calças amarelas para quem quer sapatos azuis. Sim, o exemplo parece um pouco esdrúxulo, mas, se paramos para pensar, ele representa muitas das campanhas que não atingem todo o potencial.
Se uma pessoa está procurando um artigo X, vai ser pouco provável que ela se interesse na proposta Y naquele momento. Isso porque o interesse e a necessidade criam um foco e o restante das informações oferecidas – por mais tentadoras e maravilhosas – acabam ficando em segundo plano.
Entender como conversar com seu público-alvo
Se você vende carros importados de luxo, vai falar com um tipo de pessoa. Se tem uma loja de carros usados populares, é lógico que seu diálogo é com outro tipo de pessoa.
Parece óbvio usando um exemplo assim, mas no nosso dia a dia, às vezes, essas definições não são tão claras. Definir suas personas te ajuda a entender como deve ser o diálogo com cada um desses tipos que listamos no parágrafo anterior. Até porque existem casos em que um mesmo negócio tem marcas diferentes para perfis distintos.
Saber quem é esse interlocutor – e possível comprador – antes de postar um material significa pensar nele como algo feito sob medida. Dessa forma, as chances de sucesso só tendem a aumentar.
No post de amanhã vamos falar sobre como definir o conteúdo da persona, que . canais utilizar e como envolver o time de vendas.
André Siqueira, diretor de marketing da Resultados Digitais.
andre.siqueira@resultadosdigitais.com.br