No post de ontem foram destacados os dois primeiros passos do método da Clientividade: Respire Clientes e Mobilize Todos Para Atender Ao Cliente. Agora, os demais.
O 3º. Passo é Busque o Solucionamento: crie a solução que o seu cliente quer e não o que você acha que o cliente quer; inove sempre e evite a repetição de soluções; seja claro em demonstrar os benefícios e diferenciais da sua marca; eduque o cliente no uso dos seus produtos / serviços e na captura dos benefícios advindos do uso.
Envolva o Cliente é o 4º. Passo: entre no imaginário do seu cliente; promova oportunidades de cocriação com seu cliente; transforme seu cliente no seu “diretor de vendas boca a boca”.
O 5º. Passo, que completa o processo, é Aja Proativamente: fidelize seus clientes atuais; reconquiste clientes perdidos; conquiste novos clientes; tenha coragem para desativar produtos ou serviços não desejados pelos clientes.
O método da Clientividade busca contribuir para capacitar as pessoas da linha de frente e das áreas funcionais da empresa a falar a mesma linguagem dos seus clientes.
A nova frente de batalha do marketing é a experiência do cliente. Muitas empresas ainda acham que a melhor forma de competir é vendendo produtos de qualidade a preços competitivos.
Ainda não desconfiaram que o binômio produto e preço é “apenas” uma obrigação para ter o direito de entrar em campo. Precisam descobrir que o jogo só será ganho quando recolocarem o cliente no centro do seu modelo mental e da sua prática cotidiana.
Cesar Souza é consultor, palestrante e autor do recém-lançado “CLIENTIVIDADE: COMO OFERECER O QUE O SEU CIENTE QUER” (Best Business, 2016)
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