Quando falamos sobre vendas, suposições e percepções divergem entre profissionais que acreditam estar fazendo o seu melhor, e quando olhamos os resultados desses mesmos profissionais, desculpas e justificativas são muito parecidas.
O profissional de vendas precisa constantemente reciclar seus conceitos, seus conhecimentos e principalmente que exista uma motivação para novas reflexões.
A reflexão continuada é sinônimo de melhoria planejada.
Quanto mais se mantem equipes despreparadas emocionalmente, mais as empresas ficam longe dos bons resultados.
A geração de valor versus os bons resultados é a base do crescimento sustentável das empresas de sucesso.
Apesar de saber que a maioria das equipes comerciais foram criadas sem muitos critérios de qualidade, sabemos que vendas é uma profissão aprendida, ou seja, se houver interesse das pessoas, elas conseguem evoluir para excelentes profissionais de vendas em médio prazo.
Vendas não é para qualquer um, você pode aprender, mas para colocar em prática, exige determinação e persistência no processo.
Para transformar uma equipe de vendas não basta melhorar o comissionamento, o bônus, ou qualquer outro sistema de remuneração variável, a empresa também precisa mudar a percepção de valor em relação a desenvolvimento profissional e ter consciência do tempo que leva para que os resultados aconteçam de forma natural.
Uma equipe preparada muda qualquer percepção dentro e fora da organização.
Bons negócios
Marcelo Salvo, Colunista do Blog do Vendedor e Consultor de T&D na Atitude Profissional atitudeprofissional@atitudeprofissional.net