Time is Money. Certo. Mas antes e acima de dinheiro, tempo é a grandeza mais influente no presente e no futuro de cada um de nós.
Conhece a fábula da cigarra e da formiga?
No aqui e no agora, o tempo precisa ser usado com efetividade: foco 10 e desperdício zero. Na perspectiva do futuro, o tempo trará a recompensa por decisões inteligentes anteriores ou fará a cobrança por conta de tempo desperdiçado e oportunidades perdidas.
A grande sacada na gestão do tempo tem a ver com o falso conflito entre coisas urgentes e coisas importantes.
O conflito é falso porque juntas essas condições se reforçam, se fundem em vez de se confrontarem; separadas, não ocorre interdependência e então não há efeito.
Talvez nas situações de venda seja mais simples classificar essas duas dimensões do tempo.
Planejar a venda imediata, por exemplo, sem dúvida é uma atividade importante e urgente. Visitar ou contatar o cliente sem um plano prévio e consistente é altamente prejudicial para o negócio em si e para a imagem projetada pelo vendedor. Sendo assim, deve ser priorizada por ser importante, não por ser urgente.
Planejar ações futuras que melhorem o relacionamento, o vínculo e os negócios com a base de clientes é uma atividade importante, mas que pode ser considerada não urgente na dimensão atual de tempo. Nesse caso, mesmo não sendo urgente, deve ser priorizada porque é importante.
Atender pressões e demandas apresentadas como prioridade de outras pessoas e áreas tem timbre de coisa urgente, mas se para nós tiverem importância relativa ou inexistente, devemos ser altamente seletivos. Apesar de serem urgentes, não são importantes, então não devemos gastar nosso limitado tempo com elas.
E ainda resta o lixo temporal, coisas que não são nem importantes nem urgentes. Zero tempo nelas!
Em vendas, só tem um jeito de usar o tempo com intensidade: priorizar tudo que for importante, mesmo que não seja urgente e proteger-se de demandas de terceiros quando não forem importantes para você, nem para o cliente. Vale igual para a vida pessoal.
Em próximos posts, mais evidências de que tempo é mais importante do que dinheiro.
Alfredo Duarte, professor da Academia de Vendas ADVB.