HomeADVBSua identificação transpessoal voa, corre ou salta?

Sua identificação transpessoal voa, corre ou salta?

87 - Sua identificação transpessoal voa, corre ou salta_

Sabe aquelas brincadeiras em que se pergunta “se você fosse outra coisa, o que seria?”. Tem gente que leva a sério. Você leva?

O exercício de identificação transpessoal pode ser muito interessante e permitir várias sacadas legais, de autoconhecimento e de percepção dos outros. Se você fosse um animal, qual seria?

Vendendo, você é mais uma águia dourada que faz 160 km por hora, um guepardo que passa de 100 km/hora ou um puma que salta mais de 5 metros na vertical?

Falando sério, você é muito bom em quê?

Nos cursos da ADVB essa é uma provocação inicial: as qualidades e pontos fortes que são percebidos e utilizados com intenção e propósito por cada um.

O debate e destaque das qualidades necessárias à eficiência e eficácia em vendas abrem para o participante e para o grupo novas perspectivas e considerações que são validadas ao vivo e a cores.

Há várias qualidades que aparecem sempre, como domínio sobre o produto, argumentação convincente, bom relacionamento. Boa comunicação e persistência se revezam entre as mais citadas e mais compartilhadas.

Saber ouvir e ser empático aparecem menos do que devia, pois sua contribuição para o contato de vendas quase sempre é decisiva.

Todas essas qualidades são importantes alavancas do desempenho em vendas e se não vêm de fábrica, podem e precisam ser desenvolvidas.

Produto, argumentação, relacionamento, comunicação e persistência a gente estuda, treina, cria, investe e pratica. Mas o que dizer de saber ouvir e empatia?

Saber ouvir é inicialmente um dom. Pessoas privilegiadas que têm abertura, consideração e sensibilidade para os outros. São receptivas e assertivas porque sabem ouvir e são procuradas e benquistas exatamente por isso. Acredita nessa simbiose?

Empatia tem o mesmo DNA. Praticada, permite entender com precisão e certa profundidade o que é importante para os outros e então abre a possibilidade de influenciar positivamente a percepção e o comportamento do interlocutor.

Saber ouvir e empatia são também habilidades – como correr e saltar – e por isso podem e devem ser desenvolvidas por todo profissional de vendas que almeja voar mais alto.

Alfredo Duarte, professor da Academia de Vendas ADVB.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES