Por Marcelo Salvo
Quantos vendedores tem sua empresa?
Sabia que sua empresa poderia dobrar as vendas, sem gastar em contratação com a área comercial ou criar uma estratégia mirabolante?
Poucas empresas investem no seu pessoal para divulgar a marca, produtos e serviços.
Normalmente elas apostam todas as suas fichas na área comercial e no marketing, esquecendo que a divulgação da marca, serviços e produtos poderia ser compartilhada com toda a organização.
Demorei para entender a lógica de fazer propaganda da empresa onde trabalho para todos os meus contatos, parentes e amigos, esse pequeno gesto de defender seus produtos e serviços, falar da sua empresa, distribuir cartões, divulgar notícias nas redes sociais, faz toda a diferença.
Lógico que não podemos fazer de qualquer jeito, precisamos de padronização e preparação, por isso, essa ação deve ser fomentada pela própria empresa.
Com isso a equipe de vendas dobraria sua força e aumentaria sua visibilidade no mercado.
A estratégia começa com treinamentos para todos os setores da empresa, focados em produtos e serviços, as pessoas ao entenderem sobre a qualidade, o investimento, a utilidade de cada produto ou serviço e além disso as vantagens que os clientes têm em comprar da sua empresa, começam a se sentir parte do sucesso.
Depois o processo deve evoluir para treinamentos comportamentais e técnicos de vendas utilizando uma metodologia vivencial, para que todos entendam de forma lúdica como funciona a compra e venda, a comunicação e as atitudes dos prospects e dos clientes.
Enquanto isso não acontecer dentro das organizações, funcionários trabalharão em uma empresa de cosméticos e utilizarão outra marca, trabalharão em uma empresa de contabilidade e sua família fará o imposto de renda com outro escritório, venderá planos de saúde e seus amigos e parentes procurarão outros corretores, isso é inadmissível.
Estamos falando de conhecimento 360 graus, de aumento da força de vendas de visibilidade nas redes sociais e no mercado, de mudança de conceitos, tanto dos funcionários como dos contatos deles, além de fazer com que todos se sintam importantes e engajados.
Por fim, pensar em participação sobre o crescimento das vendas após o início do processo também pode melhorar o compromisso.
Você ainda pensa em deixar seu pessoal no desconhecimento total?
Marcelo Salvo, Colunista do Blog do Vendedor e Consultor de T&D na Atitude Profissional atitudeprofissional@atitudeprofissional.net