Muitas empresas dão exagerada atenção a processos a ponto de ficarem absolutamente engessadas. Para tudo existe um processo, normalmente muito burocrático.
Claro que processos são necessários. Sem eles, os custos seriam muito elevados e a efetividade nula.
Perfeito. Concordamos que existe e deve existir sempre um processo.
A questão começa aqui: onde fica o seu cliente em meio aos processos administrativos que tem como único escopo proteger as empresas?
Isto mesmo: proteger.
Existem processos em abundância para controlar quase tudo, mas poucas vezes vemos um que tenha como principal objetivo atender ao cliente com a máxima eficácia. Rapidamente. Sem complicações
Entendam uma coisa: o cliente está pouco se “lixando” para os processos das empresas.
Ele quer é ser atendido bem, rapidamente, com respeito. Quer que você o atenda de modo que o leve a efetivar uma compra e se não o fizer, por qualquer motivo, sair com uma boa impressão. Pense nisto.
Os processos da sua empresa são baseados prioritariamente nas necessidades dos clientes?
São eles que pagam as contas. Eles são nossos chefes. É para eles que os processos devem existir. Se os processos da sua empresa não têm essas características, desconfie.
O cliente sempre vem em primeiro lugar e os processos devem seguir a mesma lógica ou então… não reclame depois.
Airton Carlini, professor da Academia de Vendas ADVB.
airtonmc@terra.com.br