HomeOPINIÃOO Vendedor de Futuros

O Vendedor de Futuros

por Latif Abrão Jr.

“Sonho, logo vivo” – Nilton Molina

O livro “O VENDEDOR DE FUTUROS – NILTON MOLINA: A TRAJETÓRIA DE UM VENCEDOR” é uma biografia sensível e fiel, escrita pelo jornalista e “magistral contador de histórias” Luís Costa Pinto, sobre a vida do empresário brasileiro Nilton Molina.

Nas palavras do editor Luiz Fernando Emediato, nela você irá “descobrir que (sem o Molina) a Erontex não seria o que foi e a Bradesco Previdência, a Icatú e a Mongeral Aegon não seriam o que são. Assim como a holding familiar, constituída ao longo de mais de sete décadas de trabalho, os vários projetos pioneiros e o Instituto de Longevidade do Mongeral Aegon.

A vida do Nilton Molina dignifica e valoriza a atividade de vendas e inspira o empreendedorismo. A obra é um verdadeiro manual para vencedores; “uma lição de vida e um guia para jovens empreendedores, desde que sejam curiosos, estudiosos (não necessariamente nas escolas), tenham a capacidade de ouvir e escutar”, nas palavras do autor. O leitor terá a oportunidade de se encontrar com o Molina de forma integral.

Para mim, foi motivo de grande orgulho e felicidade ver descrita a trajetória vitoriosa, não sem dificuldades e desafios, daquele a quem considero mestre, profissional de vendas, além de suas múltiplas qualidades. Desde o inicio de sua vida profissional, Molina decidiu abraçar o ofício de vendedor (“de qualquer coisa”), a mais nobre (e desdenhada) das profissões.

Ele demonstrou a importância da atividade de vendas, da profissão de vendedor. Sempre defendeu isto em nossos encontros na ADVB – Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil. O sucesso do Molina, em todos os setores em que atuou e atua, deve-se ao seu talento e preparo para vender.

A biografia foi uma homenagem aos seus 85 anos de vida, 73 de carreira, pois trabalha desde os 12. Um vendedor tem, necessariamente, que ser otimista em primeiro lugar. Molina declara que nunca teve o “direito de ser pessimista”. Concordo, pois do contrário, nunca teria sido um vendedor de futuros. Não teria sobrevivido, com seus empreendimentos, às imensas crises por que passou o Brasil ao longo destes anos. Todas as crises passaram. “A atual é apenas mais uma delas”.

Trata-se de leitura obrigatória para os brasileiros e brasileiras que têm orgulho do Brasil e, principalmente, para aqueles que se dedicam a construir o futuro a partir da atividade de vendas e do livre empreendedorismo. Anote: Pinto, Luís Costa – “O vendedor de futuros. Nilton Molina: a trajetória de um vencedor” – São Paulo: Geração Editorial, 2021.

“O Vendedor de Futuros” já está disponível:


*Latif Abrão Jr é presidente do Conselho Consultivo da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES