É muito comum o vendedor iniciar o dia e falar: hoje eu vou vender muito! O gás está lá em cima, a motivação, então, nem se fala. Um pique só.
Ótimo que seja assim. Motivado, energizado, otimista e com muita, muita vontade mesmo de vender.
Acontece que o dia passa. É natural que estejamos mais cansados fisicamente ao final de um longo dia de trabalho. Natural sim, permitido não.
Não temos o direito de ficar desmotivados. Provavelmente, quem está comprando também está mais cansado ao final do dia. Imagine esse cliente sendo atendido por alguém sem energia e motivação.
A paciência é menor, porém se ele chegou até esta hora e saiu para comprar, a vontade é maior. Aproveite isso e motive-se ainda mais. Se não se mantiver assim, não tem como, a possibilidade de uma venda diminui. Pode ter certeza.
Para quem vai comprar, pouco importa que horas seja. Pouco importa se o vendedor trabalhou o dia inteiro. Ele quer ser tratado como se fosse o primeiro cliente do dia. Isso é fato.
A verdade é que as pessoas estão a cada dia mais exigentes e buscam o máximo de todos. Você, quando está comprando, também é assim. Então, mantenha-se energizado o dia inteiro e venda até as portas se fecharem. Amanhã é outro dia. Não perca a venda de hoje, fique motivado do começo ao fim!
Airton Carlini, professor da Academia de Vendas ADVB.
airtonmc@terra.com.br