Ação Time dos Povos, que teve o apoio da ADVB, alertou os torcedores contra a crise humanitária na Síria na partida contra o Ceará no último domingo (6/5)
Uma ação com o objetivo de sensibilizar a todos os 35 mil torcedores na Arena Corinthians e a sociedade em geral promovida pelo Corinthians no último domingo (6/5) para o jogo contra o Ceará, levou 18 crianças sírias e outras 26 de nove nacionalidades em campo com a camiseta “Time dos Povos” para alertar sobre a crise humanitária na Síria e a situação de refugiados no Brasil. Na iniciativa organizada pelo Timão em conjunto com o Lar Sírio, Cáritas, Construtora Cury e apoio da ACNUR e ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, uma criança síria entregou a bola ao árbitro do jogo junto do finalista no BBB Kaysar, que foi o embaixador do projeto e interagiu com as crianças sírias e de outras nacionalidades. O evento contou com a presença da Chefe do escritório de São Paulo do ACNUR – agência da ONU para Refugiados, Maria Beatriz Nogueira.
“Em nome da agência da ONU para Refugiados, viemos apoiar com muita alegria esta ação que o Corinthians patrocinou junto com a Cáritas Arquidiocesano de São Paulo, que é parceria do ACNUR, com o Lar Sírio, para dar visibilidade à questão dos refugiados, especialmente das crianças, que atualmente perfazem mais de 50% da população refugiada no mundo”, afirma Maria Beatriz Nogueira do ACNUR, ressaltando que a maioria das crianças não consegue ter acesso à educação e nem completar o ensino fundamental. “A proporção de crianças refugiadas que consegue completar é muito abaixo em relação às crianças que não estão em situação de deslocamento forçado”.
Maria Beatriz ainda ressaltou o desafio do trabalho para fortalecer a integração local dessas pessoas com oportunidade de trabalho e acesso a educação e saúde. “É muito importante que se dê visibilidade a essa situação e que com isso, não só quebremos mitos em relação aos refugiados – que são pessoas distantes de nós e desconhecidas num cenário de guerra -, mas porque elas estão aqui e precisam dessa compreensão e apoio; e ações como essas ajudam a canalizar solidariedades”.
Para Latif Abrão Jr., presidente da ADVB, a solidariedade às pessoas que enfrentam situações de refúgio deve ir além das fronteiras físicas dos países. “Nosso apoio a esta iniciativa vai ao encontro de que mais brasileiros criem empatia e se solidarizem com a causa, assim como as instituições, que têm um papel social importante no apoio humanitário às pessoas que enfrentam essas condições”.
“É algo muito emocionante, que mexe com o coração. Agradeço em nome de todos os refugiados no mundo esse evento maravilhoso que estão fazendo para nós”, disse Kaysar. Para ele, a barreira do idioma e a cultura diferente são as dificuldades que um refugiado encontra fora de casa, mas ressalta que foi bem recebido no Brasil. “Todo mundo me tratou muito bem e me acolheram com muito amor e carinho. Falo que sou sírio-brasileiro: o Brasil é meu país e eu vou ficar aqui”, comenta.
Durante a iniciativa, a ADVB criou a hashtag “#ADVBemAção” para o evento e apoiou estrategicamente na execução da ação #TimedosPovos. Levou também voluntários, que acompanharam as crianças e famílias refugiadas atendidas pelo Lar Sírio Pró-Infância à Arena Itaquera. A faixa de Capitão trouxe o logo da ACNUR, a camisa do time estampava o nome dos jogadores em árabe e algumas delas serão doadas para serem leiloadas após a partida. A faixa com a hashtag #respeitaosrefugiados também foi exibida, assim como mensagens em defesa da paz e das crianças vitimadas por guerras e conflitos no telão do estádio.