Assim como nas olimpíadas e nas paraolimpíadas nem todos os profissionais são campeões. Alguns apenas, no caso apenas três, com suas medalhas de ouro, de prata e de bronze.
Na profissão de vendas acontece a mesma coisa. Regra um: Todos vendedores precisam ser profissionais. Regra dois: Apenas os melhores serão campeões. Regra três: Os que não forem campeões desta vez, deverão treinar mais para serem campeões na próxima oportunidade, portanto nunca devem desistir.
Milton Ericson treinador de campeões dizia: “Você, se quiser ser campeão, não deve mirar a meta vencedora de outrem, deve sim, mirar sua própria meta e tentar superá-la a pequenos passos com muito treinamento”.
Exemplo: se o campeão do salto à distância atingiu 9 metros, você apenas 7 metros, treine bastante para atingir 7 metros e trinta centímetros.
Quando atingir essa meta, treine com afinco para atingir 7 metros e sessenta centímetros e assim por diante até chegar à marca de 9 metros e trinta centímetros. Meta que o fará campeão.
Lembre-se: a distância do cavalo campeão é apenas parte do focinho.
Faça isso vendedor. Trace sua meta. Analise toda semana seu desempenho e procure melhorar um pouquinho na próxima semana. Faça o mesmo todo mês. Analise tudo. Analise o planejamento, a visita, a abordagem, a negociação, o fechamento, o pós-venda e tente melhorar um pouquinho.
A vantagem é que você estará trabalhando e se aperfeiçoando dentro de seus limites, de sua capacidade e não com base na performance do outro. Trabalhará confiante, sem a angústia de precisar ultrapassar o seu oponente.
Amigo vendedor, nos ajude nesta reflexão: o que você corrigiria ou acrescentaria neste texto?
Edmundo Vieira Cortez, professor da Academia de Vendas ADVB.
edcortez9@gmail.com