HomeADVBDO MERCADO - 23/04/13

DO MERCADO – 23/04/13

 

Opera MediaWorks apresenta seu primeiro relatório de 2013 sobre números e tendências da publicidade móvel

 

A Opera Mediaworks, plataforma líder de publicidade do mundo móvel que ajuda a alimentar a economia global móvel, lançou o seu primeiro relatório State of Mobile Advertising do ano, com os principais números e tendências da publicidade móvel de 2013. Os dados, referentes ao primeiro trimestre, foram retirados da plataforma da empresa, composta por AdMarvel, Mobile Theory, 4th Screen Advertising e Opera Mediaworks Performance. A plataforma atende mais de 50 bilhões de impressões de publicidade por mês, através de 120 mil sites mobile e aplicativos. Em 2012, repassou USD$ 400 milhões em receita para os provedores de conteúdo.

Destaques do relatório:

Sistema iOS recupera liderança em relação ao Android para o volume de impressões e mantém a primeira posição para monetização – Campanhas de publicidade móvel que funcionam em dispositivos da Apple atingiram as médias mais altas de CPMs e são responsáveis por quase metade (49,2%) de todas as receitas entregues aos provedores de conteúdo móvel. Neste trimestre, o iPhone também superou telefones Android em volume de impressões, recuperando o primeiro lugar que havia perdido no fim de 2012.

Música, vídeo e mídia dominam tanto em volume, quanto em receita – O consumo mobile da categoria “Música, vídeo e mídia” continua a subir, chegando a pouco mais de 29% de todas as solicitações de anúncios, acima dos 21,4% do trimestre anterior. Neste trimestre, a categoria apresentou também a maior receita (17,7%). No entanto, sites de Negócios e Finanças, ainda são os mais valiosos, pois produzem a maior receita por impressão.

Cresce o mercado de publicidade móvel na Europa – O tráfego de publicidade móvel anda acelerado em todo o mundo, mas foi nos principais países europeus (Reino Unido, Itália, Alemanha, França e Espanha) que foi encontrado o maior crescimento. Pouco mais de 21% das impressões de anúncios da plataforma Opera Mediaworks agora vêm da Europa, acima dos 15% registrados no final de 2012. Porém, os Estados Unidos ainda gera a maior receita (75,4%) na plataforma, mesmo registrando diminuição no volume de impressões (de 60% no último trimestre, para 50,7%).

“A publicidade móvel, que deverá ser superior a 10% de toda a publicidade digital este ano, vai se tornar um aspecto vital de toda grande campanha publicitária no próximo ano”, disse Mahi de Silva, CEO da Opera Mediaworks. “O tamanho da audiência combinada com a rich media e as taxas de engajamento mostram que continuaremos a ver uma mudança na aplicação de verbas de publicidade da mídia tradicional e mídia digital (desktop) para tablets e smartphones. No geral, o primeiro trimestre de 2013 foi outro período recorde para a publicidade móvel em todo o mundo – com destaque para março”.

O relatório também traz algumas informações sobre o desempenho de campanhas recentes.  Detalhando a informação contextual (ou seja, o dispositivo e o tipo de conexão) e utilizando priorização inteligente para tomar decisões mais assertivas sobre a colocação de campanha, os anunciantes estão mostrando melhorias significativas tanto para as taxas de cliques, quando para as conversões.

Para ler o relatório completo, acesse:  http://www.opera.com/sma

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES