HomeADVB JOVEMA Revolução do Marketing Esportivo

A Revolução do Marketing Esportivo

A iniciativa do núcleo Jovem da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB), contou, com participação da agência de marketing esportivo Sport Mk,  da Federação Paulista de Futebol (FPF), do ex-vice presidente do Corinthians e membro do conselho da FBM – Fundação Brasileira de Marketing Luis Paulo Rosenberg e do Google. Reunindo associados, estudantes do Insper, USP, ESPM, FAAP e FGV, além de jornalistas, empresários e publicitários.

Na abertura, o presidente da ADVB, Latif Abrão Júnior, falou da importância do setor de vendas e marketing dentro de uma empresa e o papel da ADVB, que há mais de seis décadas é referência na área de gestão empresarial. “A ADVB foi a porta de entrada do marketing no Brasil. Não existia nenhuma estrutura que trabalhasse o marketing como conhecemos hoje, como uma ferramenta de trabalho. Além disso, sempre lutamos pela valorização da atividade de vendas, porque nada acontece se uma venda não for feita. Este é o princípio básico que defendemos. Não adianta empreender e criar se não soubermos onde, como e para quem vender”, destacou.

Confira Vídeo da Palestra na íntegra:

Apresentação 1- Luis Paulo Rosenberg

Uma nação com 30 milhões de loucos

 

“Eu nunca vou te abandonar por que eu te amo. Eu sou…Corinthians”. O grito da torcida, entoado nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro de 2007, inspirou Luís Paulo Rosenberg a centralizar todas as ações de marketing do time alvinegro no resgate da imagem do Clube e da autoestima dos corintianos, abaladas pelo rebaixamento. A produção de camisetas comemorativas, reorganização da venda de ingressos com a criação de canais digitais e eliminação das gigantescas filas; estabelecimento do Fiel Torcedor, com vantagens e benefícios aos associados; a produção de documentário do ponto de vista dos torcedores, além do engajamento dos atletas em ações sociais foram algumas das iniciativas colocadas em prática, com sucesso.

“O nosso grande desafio não era criar novos produtos, era portar valor naquilo que o clube já tinha para vender. Com os canais adequados, o licenciamento é uma máquina de fazer dinheiro. Cada clube tem que ter a sua estratégia de marketing, sendo sempre coerente com a sua história e com a sua torcida”, recomendou

Apresentação 2- Paulo Amorim

A oferta de novas experiências para a torcida e a aproximação do clube com a comunidade foram destacadas pelo sócio-diretor da Sport Mk, Paulo Amorim. No trabalho junto ao XV de Piracicaba, foram criadas ações como o XV Fut Truck, um verdadeiro foodpark dentro do estádio de futebol, para atrair famílias e a ação “Mostre seu amor pelo XV”, direcionado a funcionários de empresas parceiras. “Criamos momentos festivos para aproximar a comunidade do clube, estimular o hábito de ir ao estádio, além de alinharmos com os jogadores e a comissão técnica o discurso a respeito das estratégias de marketing desenvolvidas”, enfatizou Amorim.

Apresentação 3 – Robson Silveira

Apresentação 4 – Anderson Silva

Já o gerente de Novos Negócios do Google Brasil, Anderson Silva, falou do potencial do futebol na web. “Futebol é o principal tema pesquisado no Google, com 396 milhões de busca/mês, sendo que o segundo colocado, healthy, tem entre 80 e 90 milhões de pesquisas. Uma distância enorme. Entretanto, no Youtube, entre as 12 principais line-ups, o futebol ocupa a sexta posição. Temos muito espaço para trabalhar”, revelou. A monetização dos vídeos postados no YouTube foi outro ponto destacado. “Quando um anunciante compra um vídeo, 55% do valor pago por esse vídeo veiculado vai para o criador. Então o clube consegue monetizar com esse conteúdo, com a quantidade de audiência e a relevância que tem dentro mdo Google e isso se torna uma fonte de renda”, explicou . 

 

Ao agradecer a presença do público, o presidente da ADVB revelou que futebol foi primeiro módulo de eventos sobre marketing esportivo. “Como venho dizendo, estamos navegando em um oceano azul e os projetos são muitos dentro do marketing esportivo. Pretendemos realizar outros encontros direcionados ao basquete, competições automobilísticas, esportes paraolímpicos, porque o segmento tem grande potencial para alavancar negócios e promover importantes disrupturas”, enfatizou Abrão Júnior.

 

O evento teve patrocínio do Hotel Terras Altas e apoio do Insper, Fundação Brasileira de Marketing (FBM), Sport MK, Federação Paulista de Futebol (FPF), Aiqon e Lumen it.

 

Créditos Fotos: Fredy Uehara / Uehara Fotografia

#ADVB  Ninguém é líder por acaso.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES