[bsa_pro_ad_space id=1]
HomeADVB13 Desafios de um Gestor Comercial (Parte I-III)

13 Desafios de um Gestor Comercial (Parte I-III)

Por Marcelo Salvo

Ser líder é um desejo de muitos profissionais, porém junto com o status do cargo vêm as angústias de um falso poder, a necessidade de autocontrole e autoconhecimento para lidar com pessoas e a importante consciência de que o fato de estar não tem a ver com o ato de ser.

Quanto antes um profissional souber das aflições e angustias que o cargo de liderança reserva, menos ele cria uma expectativa ilusória e mais se preparará para as obrigações e deveres, podendo equilibrar suas emoções e cuidando de sua saúde durante sua carreira.

Relato 13 cicatrizes que adquiri nestes últimos 17 anos onde atuei como coordenador ou gerente comercial de algumas empresas e segmentos diferentes.

1 – Administrar Conflitos – Gerenciar conflitos dentro das equipes é uma tarefa árdua, trata-se de pessoas que pensam diferente, com problemas tão diferentes que para chegar a um acordo, se torna muitas vezes impossível, e quanto mais conhecemos essas pessoas, sabemos que todos tem a sua verdade e não aceitam a verdade do outro, as pessoas se limitam na sua individualidade e passam a não respeitar a opinião do outro para se protegerem ou simplesmente para se auto afirmarem.

2 – Motivar sem acreditar – Trabalhei em algumas empresas onde eu precisava motivar pessoas, sem acreditar em dias melhores, pois sabia que a cultura da empresa era engessada e não caminhava para onde seria o certo caminhar, por isso o líder, para manter sua equipe, que acredita ser a melhor, ele acaba dizendo algo mesmo sem estar sentindo. Muitas vezes conseguimos atingir metas que jamais eu imaginei chegar e chegamos a patamares que não acreditei que chegaríamos.

3 – Definir meta, sem ter definição da empresa – Muitas empresas começam o ano sem metas definidas, nem para o setor comercial, mas se o líder não tomar a frente e pensar em algo, perderá pelo menos os dois primeiros meses do ano quando a meta for definida, dessa forma, atingir a meta estipulada com base nos 12 meses do ano, nunca será fácil, conhecendo a cultura da empresa onde trabalha e a visão da diretoria em relação ao ano anterior, o líder estipula uma meta fictícia em janeiro e depois corrige após a confirmação da meta real.

4 – Conviver com a competição sem regra – Ser líder é conviver constantemente com competição, seja ela entre integrantes de sua equipe, entre setores, entre pares ou até mesmo com a concorrência externa, ou seja, em vendas não existe aquela frase “o que importa é competir”, em vendas, essa frase é o mesmo que declarar fraqueza, sendo assim, vivemos uma competição em 100% do tempo, mesmo sem querer. A competição é saudável desde que seja uma forma de motivação, mas devemos entender que nem sempre se ganha um jogo.

Nos dois próximos posts teremos a conclusão da matéria.

 

Marcelo Salvo, Colunista do Blog do Vendedor e Consultor de T&D na Atitude Profissional    atitudeprofissional@atitudeprofissional.net

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES
RocketplayRocketplay casinoCasibom GirişJojobet GirişCasibom Giriş GüncelCasibom Giriş AdresiCandySpinzDafabet AppJeetwinRedbet SverigeViggoslotsCrazyBuzzer casinoCasibomJettbetKmsauto DownloadKmspico ActivatorSweet BonanzaCrazy TimeCrazy Time AppPlinko AppSugar rush