HomeADVBUma história de pioneirismo e sucesso

Uma história de pioneirismo e sucesso

Por Miguel Ignatios

Nestes tempos atuais, é frequente o surgimento do tema sustentabilidade, associado a ações sociais e de governança, nos diversos setores empresariais e governamentais. Essa realidade permeou e está induzindo o comportamento e as atividades dos gestores empresariais. 

Definitivamente, trata-se de um inconteste progresso, tanto do ponto de vista comportamental, quanto do cuidado coletivo e planetário. As campanhas de comunicação estão crescentemente enfatizando essa nova visão de gestão das empresas. 

Remeto, agora, minhas considerações ao longínquo ano de 1992, quando o Brasil foi sede da ECO-92. Considero que esse evento foi o marco inicial da ação de sustentabilidade em nosso país. E, na esteira desse novo patamar, nossa ADVB, pioneiramente, criou a premiação que chamamos na ocasião de TOP AMBIENTAL, a qual, pela evolução dos conceitos e da crescente preocupação com o meio ambiente, chama-se agora TOP DE SUSTENTABILIDADE. 

O sucesso da iniciativa está mais do que claro e consolidado. Várias outras importantes entidades, entendendo a pertinência do assunto, também realizaram (e realizam) eventos identificadores e reconhecedores das boas práticas ambientais, gerando uma quantidade cada vez maior de empresas conectadas ao tema e, por força dessa ação, induzindo pelo exemplo mais e mais praticantes dessa atividade. 

Assim sendo, é mister que saudemos as organizações que recebem, neste ano de 2023, o justo reconhecimento da sociedade e das autoridades pelas constantes ações de preservação do meio ambiente, permitindo que haja progresso com sustentabilidade. 

A vida no planeta depende de todos os habitantes dele! E, cada entidade de representação social, tal como a ADVB, é o legítimo veículo para o crescimento da conscientização, participação e prática ambiental. 

Prossigamos, pois, nessa trilha!


Miguel Ignatios
é o presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB, entidade mantenedora da Fundação Brasileira de Marketing – FBM e do Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental – IRES.

 

* As ideias e opiniões expressas nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da ADVB. Para publicar um artigo ou matéria neste Portal ADVB, envie para redacao@advb.org para aprovação da publicação.

2 COMENTÁRIOS

  1. Caro Miguel Ignatios,
    Sua análise perspicaz sobre a influência da ECO-92 como marco inicial da ação de sustentabilidade no Brasil é notável, e sua menção à evolução do prêmio TOP AMBIENTAL para TOP DE SUSTENTABILIDADE reflete a importância crescente desse tema em nossa sociedade. Seu artigo é uma contribuição valiosa para o entendimento e a valorização das ações em prol da sustentabilidade, e é um lembrete oportuno da importância de continuar avançando nesse caminho coletivo em direção a um futuro mais sustentável. Abraços! Núbia Lentz

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES