[bsa_pro_ad_space id=1]
HomeMERCADOIII Fórum de Economia da ADVB/SP promoveu debates estratégicos sobre os rumos...

III Fórum de Economia da ADVB/SP promoveu debates estratégicos sobre os rumos da economia brasileira

Um encontro de lideranças para discutir o futuro do país

Na manhã de 19 de novembro de 2025, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção São Paulo (ADVB/SP) realizou o III Fórum de Economia, consolidando o evento como um dos encontros mais relevantes do calendário empresarial e institucional. O Fórum aconteceu na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), localizada na Rua Boa Vista, 51 – 11º andar, no Centro Histórico da capital paulista, e reuniu especialistas, empresários, economistas e lideranças institucionais para discutir o futuro da economia brasileira e os desafios projetados para 2026.

Abertura institucional reforça compromisso com o desenvolvimento

A abertura oficial do evento contou com a participação de Lívio Giosa, vice-presidente da ADVB/SP, diretor da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) e diretor de Imagem Pública do Rotary Club de São Paulo. Ao lado dele estiveram presentes Roberto Ordine, presidente da ACSP; Roberto Fragoso, head de Tributos e presidente da ANEFAC (gestão 2026–2028); Diva Fonseca, governadora do Distrito 4563 do Rotary International; e Ricardo Piragini, governador do Rotary Club de São Paulo. Na ocasião, foi realizada também uma menção honrosa a Miguel Ignatios, presidente da ADVB/SP, que não pôde comparecer presencialmente.

Economistas projetam cenários para 2026

O primeiro painel, intitulado “Perspectivas da Economia para 2026 (sob o olhar dos economistas)”, foi moderado por Roberto Vertamatti, economista, contador, doutor em Administração de Empresas e conselheiro da ANEFAC. Participaram como painelistas André Franco Montoro Filho, professor titular de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), ex-presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Juliana Inhasz, economista e líder da área de Economia da ANFEAC; e Allexandro Mori Coelho, coordenador do curso de graduação em Ciências Econômicas e do Centro de Estudos de Conjuntura Econômica (Cecon) da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Empresários compartilham desafios e visões de mercado

Na sequência, o segundo painel abordou o tema “Perspectivas da Economia para 2026 (sob o olhar dos empresários)” e foi moderado por Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP. Participaram Andrew Frank Storfer, sócio da Interacta Participações; Ricardo Martins, economista-chefe da Planner Investimentos, presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (Apimec Brasil) e conselheiro do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP); e David Benevides, sócio líder de Tributos da Grant Thornton Brasil.

Inteligência Artificial e o impacto nas transformações econômicas

O terceiro e último painel trouxe ao centro do debate os “Impactos da Inteligência Artificial na Economia e no Mercado”, sob a moderação de Ailton Leite, contador, executivo no mercado de fusões e aquisições e diretor do Núcleo de Economia da ANEFAC. O painel contou com a participação de Dustin Pozzetti, partner e advisory da KPMG Brasil, e Rodolfo Cittadino, mestre em Marketing Digital e Educação Corporativa.

Realização e apoios que viabilizaram o encontro

O III Fórum de Economia foi uma co-realização da ADVB/SP, Rotary Club de São Paulo e ANEFAC, com organização da NETCOMMERCE. O evento contou com o patrocínio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Planner Investimentos e Grant Thornton Brasil. O apoio institucional foi da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com apoio das entidades SESCON-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento do Estado de São Paulo), CEBRASSE (Central Brasileira do Setor de Serviços), PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais), CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo), Rotary Distrito 4563, Rotary Club de São Paulo Satélite ESG, Rotary Club Avenida Paulista, Fundação Brasileira de Marketing (FBM), Level Group, MAG Seguros e IRES (Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental). O Grupo Bandeirantes foi o parceiro oficial de mídia do evento.

Um legado de ideias, conexões e estratégias

Com auditório lotado e alto nível técnico nas apresentações, o III Fórum de Economia da ADVB/SP cumpriu seu objetivo de promover o diálogo entre agentes econômicos, difundir conhecimento estratégico e fortalecer conexões entre instituições que atuam pelo desenvolvimento do país. Ao final, o evento reafirmou o compromisso da ADVB/SP em criar pontes entre informação, liderança e ação no ambiente empresarial brasileiro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES