HomeNETWORKINGGeraldo Alckmin defende reforma da Previdência para retomada do crescimento econômico em...

Geraldo Alckmin defende reforma da Previdência para retomada do crescimento econômico em evento da ADVB SP

Apesar de mostrar-se favorável à reforma, presidente do PSDB criticou pontos da proposta atual e defendeu “justiça social” durante palestra da entidade realizada nesta segunda (18).

O ex-governador de São Paulo e presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, declarou, nesta segunda-feira (18 de março), apoio à reforma da Previdência no Fórum de Temas Nacionais – FTN, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). Segundo ele, os representantes do partido também tendem a votar a favor da proposta, uma vez que ela é essencial para retomada do crescimento econômico do país. Apesar de defender a reforma, ele criticou alguns pontos, afirmando que o texto enviado pelo governo é complexo e possuem “jabutis” que não deveriam entrar na proposta, como acabar com a PEC da Bengala.

“Geraldo é uma figura social importante para São Paulo, por todas as contribuições para o desenvolvimento do Estado durante seus governos. A discussão com ele nos traz uma nova abordagem sobre o assunto. Além disso, ele também é um ótimo condutor de palestra, o que facilita muito na compreensão de um tema tão importante como as reformas políticas e econômicas”, afirmou o presidente da ADVB, Latif Abrão Jr. Na abertura do evento, Abrão Jr. falou sobre os projetos realizados pela entidade, com intuito de agregar conhecimento, destacando o trabalho feito em conjunto com autoridades em Portugal, com a criação da ADEP (Associação dos Dirigentes Empresariais de Portugal e Comunidade Lusófona).

Em sua palestra, o ex-governador contextualizou a crise econômica brasileira dentro de um cenário de crescimento mundial, além do rombo previdenciário e as mudanças demográficas no país. “Tivemos uma retração do PIB de 6,7%. É a maior queda dos últimos 120 anos. Agora, após essa recessão, o Brasil pode recuperar a atividade econômica. A inflação está baixa, temos taxa de juros e investimentos represados. É um conjunto de fatores que podem ajudar nessa retomada da economia”, explicou Alckmin.

Nesse sentido, Ackmin destacou a importância das reformas políticas e econômicas, como a da Previdência e a Fiscal. “A reforma da Previdência é necessária e estou otimista de que ela será aprovada.” Ainda, ele enfatizou que a proposta deve ter dois focos: o fiscal, para zerar o déficit previdenciário, e de justiça social, defendendo um regime único de previdência. Para ele, o INSS é um programa de distribuição de renda e a reforma contribuiria para diminuição da desigualdade social.

Após a fala de Alckmin, convidados fizeram colocações e perguntas sobre o tema, como Jorge Nasser, presidente da Bradesco Vida e Previdência e Bradesco Capitalização; Josué Christiano Gomes da Silva, presidente da Coteminas; Ney Zanella, diretor-presidente da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa; e Ricardo Yoshikawa, vice-presidente da ADVB Jovem.

De acordo com Nasser, a discussão sobre previdência é de interesse coletivo. “Estamos discutindo a nossa aposentadoria também, não só das próximas gerações. O interesse da iniciativa privada é o interesse de toda sociedade: uma mudança para sair do déficit previdenciário. O INSS não operará em milagre”, ressaltou.

Ney Zanella, por sua vez, fez uma ponte entre o crescimento da população de idosos com os avanços da medicina, citando o Reator Multipropósito Brasileiro, reator nuclear que produz elementos usados para diagnóstico e tratamento de câncer e outras doenças. “O projeto é espetacular e vai ampliar o acesso da população à medicina nuclear. Com isso, a área da saúde vai ser um grande gerador de emprego também”, disse Zanella.

Já Ricardo Yoshikawa comentou sobre as mudanças demográficas, citando o exemplo do Japão, onde as escolas são construídas com estrutura para se tornarem asilo de idosos. “Os japoneses já previram que a população de idosos cresceria conforme alcançamos maior avanço tecnológico. O Brasil também deve estar preparado para essas transformações”. Alckmin completou: “o século passado foi a era das máquinas e moléculas, dos avanços tecnológicos e da medicina. O grande desafio para as próximas gerações será emprego e crescimento econômico”.

O presidente da Coteminas, Josué Christiano Gomes, enfatizou positivamente o governo de Geraldo Alckmin, que deixou o Estado de São Paulo com superávit primário. Em seguida, perguntou ao ex-governador sobre a desvinculação das despesas do orçamento público e como isso daria uma flexibilidade aos gestores para aplicarem onde o recurso é mais necessário. Em resposta, o presidente do PSDB afirmou ser favorável às desvinculações e a desburocratizações da receita dos Governos. “Sobre as vinculações, nós temos que confiar e cobrar o Parlamento, é preciso que fiscalizar. Não é para tirar o investimento das áreas, mas sim, investir onde mais precisa. O princípio não é correto”, frisa.

Sobre a ADVB – Em 2019, a ADVB® completa 63 anos e é uma referência para a gestão empresarial no país, ao oferecer opções ricas e diversas para o relacionamento e aperfeiçoamento profissional de quem atua nas áreas de vendas e marketing e na direção das empresas. Cursos, palestras, fóruns, debates e eventos de premiação reúnem personalidades públicas e do mundo corporativo, propiciando ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de estratégias de gestão das organizações.

Fotos: Fred Uehara cel. 99391-5050 email fyu@uol.com.br

Informações para a imprensa – ADVB
COMMUNICA BRASIL
PABX: (11) 3868-0300
Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br
Marcela Martinez – marcela@communicabrasil.com.br
www.communicabrasil.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES