HomeCONHECIMENTOFórum Brasil-Portugal fortalece programa HeforShe/ONU Mulheres

Fórum Brasil-Portugal fortalece programa HeforShe/ONU Mulheres

Na foto de capa, Dra. Margareth Pretti Dalcomo, médica pneumologista renomada e pesquisadora da Fio Cruz, que fechou o evento com chave de ouro.

Realizado pela CPL Meetings & Events de Portugal, WOW – Women of Wisdom ou Mulheres de Sabedoria superou todas as expectativas da ADVB-SP e da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

No último dia 19 de junho, foi realizado o Fórum Brasil-Portugal WOW, com apoio bilateral das duas instituições (ADVB/CIP), num encontro rico em matéria de conteúdo, reflexões e reconhecimento do avanço do empoderamento feminino. Renova laços históricos, culturais e linguísticos que qualificam o relacionamento das duas nações.
Muito instigantes e inspiradoras as narrativas de abertura, proferidas por Aristides de La Plata Cury, presidente da ADVB-SP; Linda Pereira, presidente da WOW; e de António Saraiva, presidente da CIP.
Aristides Cury historiou a aproximação ADVB-CIP, iniciada na gestão de Latif Abrão Jr.; e falou da ADVB Mulher, pilotada pela Cristina Calligaris. Já António Saraiva esboçou percepções e prognósticos sobre o porvir, sem deixar de manifestar o reconhecimento ao trabalho exemplar realizado pela Linda Pereira, inglesa de nascimento.

“Lutar por políticas salariais que não discriminem gêneros faz parte dos sinais. E o conjunto dos pequenos sinais é que levam a grandes transformações”, enfatizou António Saraiva.

Sob moderação de Paulo Machado, presidente em exercício da Casa de Portugal, Raffaele Cecere, presidente do Grupo R1 Soluções Audiovisuais e João de Nagy, CEO do Sheraton São Paulo WTC Hotel, as painelistas posicionaram-se com propriedade e elegância sobre as questões propostas. Em clima de congraçamento e muita empatia, não faltaram depoimentos emocionados e contagiantes.
Programação do evento
Para assistir à íntegra do Fórum, acessar https://www.youtube.com/watch?v=7wiewq7unuw.

10h15: Painel ‘As mulheres na liderança – o que falta fazer?’

Portugal – Maria Monteiro (presidente da Câmera do Comércio Holanda-Portugal e fundadora da Humanity Things).

Brasil – Anita Pires (presidente da Floripamanhã; VP da Cocal; membro do Hall of Leaders Events Industry Council).

10h45: Painel ‘As mulheres na tecnologia – qual o estado da arte?’

Portugal: Cláudia Silva (presidente da Women in Tech Portugal).

Brasil: Raffaele Cecere (CEO Grupo R1).

11h30: Painel ‘As fundadoras têm palco. Será?’

Portugal: Maria Casemiro, Mafalda Almeida e Mariana Barbosa.

Brasil: Mônica Schimenes (fundadora e CEO da MCM Brand Group e presidente do Conselho de Empresárias da We Connect International); João Nagy (WTC SP e Paris – moderador).

12h15: Keynote – Overview (Como medir o impacto da liderança feminina?).

Linda Pereira – Presidente da WOW.

12h45: Encerramento (manifestações de Aristides de La Plata Cury e Linda Pereira).

Êxito

O presidente da ADVB-SP, Aristides de La Plata Cury, considera que os objetivos do Fórum Brasil-Portugal foram superados. “Cabe destacar o entrosamento perfeito entre os participantes. O evento retratou duas nações irmãs, alinhadas ao propósito da ONU Mulher. Entidade dedica-se a promover o empoderamento da mulher e igualdade de gênero), especialmente no que diz respeito ao Movimento HeForShe (ElesPorElas) de Solidariedade”, explica.

Desde novembro de 2017, na gestão de Latif Abrão Jr., a ADVB SP é signatária dos WEPs Women Empowerment Principles – Princípios de empoderamento das Mulheres, um compromisso global com a promoção, desenvolvimento e equidade de gênero.
Desta forma, a ADVB se alinha ao conjunto de esforços do movimento, com a finalidade de atuar para a viabilidade e a implementação de ações voltadas ao público feminino e servir de exemplo para outras entidades no Brasil.

Por fim, destaque para a participação da Dra. Margareth Pretti Dalcomo, médica pneumologista renomada e pesquisadora da Fio Cruz. Carismática e dona de narrativa cativante, Dra. Margareth contou a história de sua vocação para a medicina – faz parte de uma família de advogados. E, também, do seu protagonismo nos cenários onde atua, inclusive na Fio Cruz. O presidente da ADVB, Aristides de La Plata Cury quebrou o protocolo e convidou a médica para participar de um evento com a ADVB. Convite aceito.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES