Sites de e-commerce registram deflação em junho, revela índice e-Flation do PROVAR/FIA
No acumulado do ano o índice ainda registra inflação. Os itens que apresentaram maior queda foram “Livros”, “Medicamentos” e “Brinquedos”
Em junho, o índice e-Flation registrou deflação de 0,13% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, representando uma queda de 0,81 p.p. em relação ao mês anterior, quando se observou inflação de 0,68% e aumento de 2,57 p.p. em relação a junho de 2012, quando se observou -2,70%.
Desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, o indicador tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela Internet.
Esta já é a segunda alta do ano, que acumula neste primeiro semestre inflação de 5,21%. Já na somatória dos últimos 12 meses, o índice apura inflação de 1,18%, representando aumento de 2,60 p.p. em relação a igual período do ano anterior.
Sete categorias influenciaram o resultado de alta registrada em junho: “Livros” (-0,29%); “Medicamentos” (-0,22%); “Brinquedos” (-0,18%); “Perfumes e cosméticos” (-0,04%), “Telefonia e celulares” (-0,04%), “CDs e DVDs” (-0,03%) e “Cine e Fotos” (-0,01%). Já as categorias que apresentaram inflação no período foram: “Eletrodomésticos” +0,16%), “Eletroeletrônicos” (+0,20%) e “Informática” (+0,29%).
“Com a inflação em alta e a dificuldade de obtenção de crédito, o consumidor está mais cauteloso e selecionando mais os preços na internet, com isso a concorrência entre as lojas virtuais fica mais acirrada, levando a baixas pontuais dos preços, mas as séries acumuladas deste ano e dos últimos doze meses salienta a tendência de aumento da inflação da economia”, comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.
O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de “campeões de vendas”.
Sobre o Provar:
O Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) foi criado em 1992 e tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicações, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participação regular de mais de cinqüenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP. Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinamento de mais de três mil profissionais.
Sobre a FIA:
Eleita por três vezes, desde 2005, como a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País, possui 32 anos de atuação no setor. A Instituição de Ensino Superior (IES), credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: ensino, pesquisa e consultoria, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração.
Todos os MBAs oferecidos pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento relevante foi concedido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 25 no ranking dos melhores MBAs Executivos das Américas, sendo o único MBA brasileiro na classificação elaborada pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 6° mais experiente do mundo.