[bsa_pro_ad_space id=1]
HomeADVBDO MERCADO - 04/04/13

DO MERCADO – 04/04/13

 

Atividade do comércio se recupera e cresce 1,4% em março, revela Serasa Experian

 

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, após ter recuado 0,4% em fevereiro de 20/13 o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país avançou 1,4% em março, já descontados os efeitos sazonais. Na comparação com o mês de março de 2012, a alta foi de 13,4%.

O crescimento mensal da atividade varejista em março de 2013 foi impulsionado pelas promoções realizadas pelo varejo automotivo, posto que estava programado um novo reajuste das alíquotas do IPI sobre os veículos automotores a vigorar a partir do início de abril. Embora o governo tenha revogado no último dia 30 tal reajuste, este fato acabou provocando uma intensificação do movimento dos consumidores às lojas especializadas durante o mês de março. O resultado foi uma alta de 2,4% sobre o movimento do mês de fevereiro, já descontados os fatores sazonais.

Também contribuiu para o resultado positivo da atividade varejista em março a alta de 1,2% observada no movimento dos consumidores nos supermercados, hipermercados e demais estabelecimentos comercializadores de alimentos e bebidas. O fato de o feriado da Páscoa ter caído neste ano em março (ano passado foi em abril), acabou favorecendo a atividade varejista deste setor no mês passado.

Ainda no campo positivo, o mês de março contou com as expansões de 0,9% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, de 0,8% nos segmentos de material de construção e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios e de 0,1% no movimento dos consumidores junto aos estabelecimentos de combustíveis e lubrificantes.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Consulte o resultado completo da pesquisa no http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES