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DO MERCADO – 03/07/13

 

CLASSE C DE CONECTADOS: O NOVO PERFIL DE CONSUMO DO BRASILEIRO

 

O consumidor está mais conectado, mais antenado, mais informado e compartilha mais informações. Tem uma rede social maior, e logo, sabe melhor o que quer e onde pretende chegar no futuro.

O consumidor da próxima década está mais conectado, mais antenado, mais informado e compartilha mais informações. Tem uma rede social maior, e logo, sabe melhor o que quer e onde pretende chegar no futuro. 

Cada vez mais presentes no mundo virtual, os jovens da Nova Classe Média Brasileira tem uma sede maior de aprendizagem se comparados com seus pais. Tem uma vontade maior de conhecer novas culturas e a carreira profissional é uma de suas prioridades. 

Eles são os novos porta vozes dessas famílias. São eles que apresentam aos pais as novas tecnologias e a interatividade virtual. São eles os responsáveis pela compra do primeiro computador da família. 

Antes do mundo virtual, a Classe C sempre teve uma rede de relacionamentos maior que a elite. Ela conhece todos os seus vizinhos e geralmente tem uma relação de troca, como cuidar do filho e compartilhar alimentos. A classe C tem uma visão de comunidade, onde todo mundo se ajuda, ao contrário da Alta Renda, que tem uma visão extremamente individualista. E este traço só se aprofunda com o acesso às redes virtuais.

Com a chegada do primeiro computador e internet em casa, este jovem que antes buscava se conectar à internet nas lan houses, viu seu universo de relacionamentos se ampliar ainda mais com a possibilidade de acessar as redes virtuais a qualquer hora do dia. O Orkut que antes era uma ferramenta única, também cedeu lugar ao Facebook sem perder o seu espaço, o que faz com que este jovens tenha um rol de relacionamentos ainda maior.

Renato Meirelles é sócio-diretor do Data Popular. Ele irá participar do Conarec 2013, na palestra “Como a nova classe média enxerga a reputação das empresas?”

 

Fonte: Boletim Conarec

 

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