HomeADVB MULHERComunicação e liderança são temas de palestra promovida pela ADVB - SP

Comunicação e liderança são temas de palestra promovida pela ADVB – SP

O professor, consultor e comentarista, Adelmo Freire, deu dicas e sugestões práticas de como melhorar a comunicação, gerar credibilidade, além de pontuar fatores para uma postura de líder

Adelmo Freire, professor de Comunicação Profissional do ISAE/FGV, instrutor do SEBRAE e consultor em comunicação interpessoal palestrou na última quinta-feira (23) no auditório Employer, em São Paulo, sobre o tema “Comunicação eficaz, como se faz?”, em evento promovido pelo núcleo Mulher da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), que teve o patrocínio do Terras Altas Resort & Convention Center e Employer Tudo RH.

Durante sua palestra, Freire, que também é professor de Comunicação Empresarial da ADVB, compartilhou experiências de sua vida intensa na área da comunicação, contando histórias, situações e exemplos da vida real como forma de gerar credibilidade na comunicação eficiente. “Dentro de uma apresentação, seja qual for, envolva as pessoas. Se quer causar uma boa impressão, procure adotar atitudes positivas que gerem respostas positivas e ações de aceitação”. Adelmo também mostrou que a comunicação é uma ferramenta poderosa para adotar uma postura de líder, citando elementos como ética; valorizar a si mesmo e aos outros; elogiar; sorria mais; conviver com limites; respeito; humildade; e não fofocar.

O professor, consultor e comentarista citou fatores para que uma comunicação eficiente gere credibilidade, como por exemplo, a naturalidade. “A pessoa precisa ser verdadeira, tanto nas relações interpessoais como na vida pessoal”. Também falou da importância da emoção e do envolvimento; do conhecimento e autoridade sobre o assunto que vai apresentar; da confiança; e da coerência e conduta pessoal exemplar.

Dentre as sugestões práticas de como se apresentar em público de maneira eficiente e melhorar a comunicação interpessoal, abordou aspectos como as áreas corretas de gesticulação – com gestos sempre abaixo dos ombros e acima da cintura; como conduzir a linguagem corporal evitando cacoetes e outras manias; a voz e o cuidado em não passar nenhum ruído, além de se atentar aos vícios de linguagem; do vocabulário e da leitura para ter referências; expressão corporal, pois, após a voz, é tudo; e a aparência, ligada ao carisma e à emoção em passar uma mensagem.

Ana Paula Leão, atriz, apresentadora e idealizadora do 50 Fit Project, falou sobre a importância em se comunicar bem independente de qualquer profissão. “Foi uma palestra de conteúdo de valor. Hoje em dia, todo mundo precisa se comunicar bem e tenho percebido que a comunicação mudou: ela é mais natural e não tão formal, como era antigamente”. Eliane Petean, corretora de seguros e representante da Mongeral Aegon, disse que em sua profissão, precisa passar credibilidade nos produtos que oferece ao seu futuro cliente. “Trabalho com seguro de vida e lido muito com o lado da emoção. Adelmo foi um expert ao passar dicas que eu vou levar daqui para frente”.

Já para Domingos Perruolo Filho, gerente comercial da Mongeral Aegon, a palestra foi muito esclarecedora. “A forma da comunicação empresarial vai me ajudar muito na função que atuo hoje, pois é fundamental estar preparado para passar da melhor forma possível, a credibilidade e a confiança para formar novas parcerias e fechar negócio”. Para Carol Aguiar, profissional de comunicação e marketing, a palestra de Adelmo Freire agrega mais valores à comunicação que hoje em dia são deixados de lado. “É muito importante relevar a comunicação para atingir grandes patamares e criar uma sinergia muito maior com o outro. A comunicação faz essa conexão entre as pessoas”, diz.

Sobre a ADVB – Em 2019, a ADVB® completa 63 anos e é uma referência para a gestão empresarial no país, ao oferecer opções ricas e diversas para o relacionamento e aperfeiçoamento profissional de quem atua nas áreas de vendas e marketing e na direção das empresas. Cursos, palestras, fóruns, debates e eventos de premiação reúnem personalidades públicas e do mundo corporativo, propiciando ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de estratégias de gestão das organizações.

Informações para a imprensa – ADVB

Communica Brasil                                                                                                                                                      

PABX: (11) 3868-0300

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br

Marcela Martinez – marcela@communicabrasil.com.br

www.communicabrasil.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES