HomeADVBComercio eletrônico tirando as posições dos Vendedores no Varejo?

Comercio eletrônico tirando as posições dos Vendedores no Varejo?

por Herberto Yamamuro

 

A grande lição do Mercado Chinês

Ano após ano, o comercio eletrônico ganha o mercado com crescimento médio anual de mais de 8% , mesmo enfrentando longo período de crise dos últimos anos no Brasil não foi diferente, o comercio eletrônico ganhou musculatura prometendo um crescimento pujante  na recuperação econômica esperada .

 

E paira a grande ameaça aos empregos de venda associado ao varejo convencional ou off line, com a grande dúvida : Como devem se preparar os novos e vendedores com experiência frente a esta concorrência ? Há ainda saída ?

 

Vamos visitar alguns números da participação do mercado eletrônico no total das operações de varejo em alguns países no final de 2017: Brasil 2,7% ,Italia 1,7% , Japao 7,4% , Alemanha 8% ,EUA 9%  e China incríveis 23% .

 

E o que faz da China, um pais ainda com PIB Per Capta abaixo dos 10 KUSD, baixa penetração de Internet com grande população rural chegar a este nível ? A resposta foi, o completo abandono da qualidade ou até a inexistência de sistema de varejo, informações sobre os produtos, vendedores confiáveis ou compromisso de abastecimento continuo através das redes de logísticas tradicionais.

 

Então a Lição número 1 para manter esta profissão continua sendo o de agregar valor ao seu cliente, atende-lo bem e sempre superar as expectativas.  Mas basta atender com dedicação no modelo tradicional ?Creio que não , pois os clientes tem acesso cada vez mais a Internet ,terão cada vez mais informações sobre o produto e preço com conexão direta das mídias de venda dos fabricantes de produto , assim, a Lição número 2 talvez seja para os super – vendedores do futuro : saber mais que o cliente , estude a fundo sobre o produto que está encarregado de vender , saiba capturar as reais necessidades do cliente , saiba vender a imagem da experiência que o cliente ira ter ao adquiri-lo .  Quantos vendedores de artigos esportivos mesmo nas melhores lojas hoje sabem discorrer em detalhes sobre um tênis , suas características , seu fabricante e como pode atender ou não a necessidade de cada um que procura o estabelecimento ?   Uma reflexão para todos nos vendedores.

Herberto M. Yamamuro

Presidente da Science Energy Brasil Ltda & Conselheiro da ADVB

Confira também, entrevista completa em formato de Talk-show produzida pela ADVB, falando sobre empreendedorismo no mundo da tecnologia e a importancia da sustentabilidade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES