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Como inovar na prestação de serviços – Parte II

por Régis Lima

No post anterior vimos as questões “como é possível ser mais assertivo quanto ao entendimento daquilo que nossos clientes precisam?” e “como realmente podemos ser mais inovadores na prestação de serviços?”.

Completamos este post apresentando a metodologia que responde a questão do título em 4 etapas principais descritas a seguir.

Compreensão profunda do negócio

Sem compreender o posicionamento da empresa, seus objetivos, visão de mercado, perfil do cliente, pontos positivos e pontos a melhoras, enfim, sem um mapeamento completo da organização para a qual se está prestando serviço, é impossível sequer pensar em inovação.

Entendimento de necessidades expostas e antecipação de demandas

A partir da análise minuciosa da realidade da empresa, saiba ouvir aquilo que seu cliente expõe como dificuldade, mas, também, observe falhas processuais e antecipe problemas.

Tornando o cliente consciente

Em seguida, é preciso tornar o cliente consciente de necessidades que, como já observado, nem sempre ele possui know-how suficiente para se atentar. Esta etapa é complexa, mas, é aqui que você poderá iniciar o caminho para otimizar os processos de uma organização e, consequentemente, superar expectativas.

Oferta de serviços inovadores

Finalmente, a oferta de serviços inovadores entra como última etapa de um ciclo em que uma verdadeira relação de parceria é construída com o cliente. Perceba que, para tanto, sua empresa precisa contar com produtos ou serviços, de fato capazes de atender as demandas do segmento em que atua.

Conclusão: os processos internos como fonte de novos negócios

Para concluir, vale reforçar novamente que os processos operacionais, muitas vezes deixados em segundo plano pelo cliente em prol do core business de um negócio, apresentam oportunidades significativas para a oferta de soluções inovadoras. Podemos incluir nesses processos desde o atendimento de obrigações fiscais até a integração dos departamentos de uma empresa, por exemplo.

Saber antecipar demandas neste plano operacional é um desafio, sobretudo em virtude dos processos de informatização que englobam todo o meio empresarial contemporâneo. Ao mesmo tempo, ter essa capacidade é fundamental para gerar novos negócios e construir relações sólidas com novos consumidores. Você está preparado?

Régis Lima,
Diretor da ADVB Núcleo Jovem e Diretor Comercial da Lumenit.

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