HomeADVBCoautoria dá nova dimensão à venda

Coautoria dá nova dimensão à venda

No último post abordamos algumas tendências em vendas relacionadas ao Mercado. Você leu? Reconheceu alguma correlação com sua operação ou segmento?

O tema mudança continua na pauta, agora relacionado aos clientes.

Para quem entrou no jogo das vendas há pouco tempo, conviver e se relacionar com clientes mais informados, mais influentes, mais seletivos e mais ocupados não é novidade.

Mas para quem já tem vivência e história em vendas, o novo cliente é um desafio que pede mente aberta e capacidade de se adaptar aos novos formatos de interação e influência.

A posse de “boas” informações sobre o produto e serviços é o exemplo mais patente da nova realidade.

Se antes o vendedor possuía algum conhecimento exclusivo sobre características e benefícios e usava isso como fio condutor de sua argumentação, agora divide esse certo grau de domínio sobre o produto com o outro interessado direto no negócio.

O Google e os outros serviços de busca nivelaram o conhecimento e isso mudou tudo no discurso do vendedor e como o cliente desenvolve segurança e confiança no profissional. O “papo”, agora, precisa ser compartilhado.

Se a interação foi afetada na veia, o que dizer da influência?

Os consultores C. K. Prahalad, que já nos deixou em 2010, e Venkat Ramaswamy são os criadores do conceito de Cocriação, a arte de cocriar experiências valiosas com o consumidor.

Um resumo para incentivar o aprofundamento das informações sobre o tema diz que o cliente faz parte do sistema de criação de valor, influi onde, quando e como o valor é criado, compete e ignora fronteiras setoriais na criação de valor.

E agora, quem influencia quem?

O cliente igualmente tem se mostrado mais seletivo e mais cuidadoso na escolha de fornecedores e parceiros seja para atender necessidades pontuais, seja para os desafios da cocriação.

Parece complicado? Pode piorar.

Os clientes e as pessoas em geral estão mais ocupados, todo mundo tem várias coisas competindo pela mesma fração de tempo, o que significa menor disposição para receber e interagir com vendedores, especialmente quando faltam precisão e foco na abordagem e no discurso de vendas.

Quando o tempo é a variável dominante, só a Coautoria garante mais atenção e mais disposição do cliente.

Alfredo Duarte, professor da Academia de Vendas ADVB.

alfredoduarte@terra.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES