Sabe aquele dia em que você acorda se sentindo bem disposto, confiante, pronto para o que der e vier?
Até aquela voz interna que volta e meia põe grilos, cobras e lagartos na sua cabeça, até ela, agora sussurra amigavelmente: é hoje!
Hoje é o “amanhã” em que Fernando Pessoa disse que conquistaria o mundo.
Você começa a trabalhar com a autoestima lá em cima. Você está 2.0 ou 3.0, dependendo do seu grau de identificação com a Rede. Hoje você é Now!
Hoje, quando você ligar ou comparecer para o encontro de vendas, o cliente estará lá, te esperando, pronto para considerar sua oferta e fechar negócio.
Parece coisa de ficção, mas não é ficção, nem sorte.
Esse cenário de sonho tem tudo para ser um cenário normal, natural, cotidiano, porém nunca rotineiro. Afinal, todo cliente é único, toda necessidade é casuística, cada momento é transitório e perecível.
No processo de prospecção, descobrir com quem falar é um dos desafios que todo profissional de vendas precisa enfrentar todo dia. É o primeiro nó a ser desatado.
Como achar essa pessoa, como chegar até ela, como abordá-la no primeiro momento? O que dizer para despertar sua atenção e, na sequência, o vital interesse?
Todas essas questões são prévias para o início bem sucedido do encontro de vendas. E cada uma delas tem resposta específica, personalizada, quando o vendedor investe tempo em planejamento operacional da venda.
O planejamento é o segredo desse encontro perfeito. É através do uso intencional, sistemático e organizado dessa ferramenta de todo dia que vendedores e vendedoras fazem a mágica de juntar pessoa, tempo e lugar. O que você acha?
Alfredo Duarte, professor da Academia de Vendas ADVB.
alfredoduarte@terra.com.br