HomeADVB2016: Vencer ou Vencer!

2016: Vencer ou Vencer!

Mal começou novembro e 2015 já está pela bola sete. Se você precisa fazer alguma coisa para salvar o ano, a hora é agora.

Há várias receitas clássicas de ações anticrise, que podem ser adotadas isoladamente ou combinadas com um tanto de ousadia e outro tanto de inteligência operacional: recalcular as equações de custos, redimensionar os estoques, reposicionar o marketing, reativar os negócios, reanimar os colaboradores e se reorientar nos papéis de líder e gestor. É muito “ré” para um ano só, mas 2015 vai passar.

2016 tem que ser o ano da virada.

No plano nacional, contra toda evidência, podemos esperar um ano melhor, seja por saturação da sociedade, seja por esgotamento do modelo de improvisação da gestão. O mantra pode ser menos discurso, mais ação. E serviços públicos com algum padrão, mesmo mínimo, de qualidade.

No plano empresarial, 2016 precisará ser de tolerância zero com inação, protelação, dispersão. Zero de complacência e 10 de inovação com foco em resultados.

Inovação é um caminho quando tudo vai bem e o atalho para a sobrevivência e volta por cima quando tudo vai mal.

É claro que você pode contratar um parceiro especialista em inovação, eu torço para que você faça isso, mas também pode fazer a inovação acontecer dentro de casa. A oportunidade, as pessoas e os recursos já estão lá.

Para quem já tem uma prática de inovação, o momento é propício paraconfrontar a inovação, recriando e ampliando o ciclo de ideias e realizações positivas.

Para quem vai começar praticamente do zero, uma boa estratégia considera quatro princípios e muita mão na massa nos momentos da verdade em que a inovação acontece.

O primeiro é cocriar visão compartilhada da inovação. Inclui checar o status, criar os fundamentos, compartilhar a visão e consensar os princípios do programa. Com isso, a inovação vira um valor, um propósito e um modo de ser das pessoas e da organização.

O segundo pilar busca fazer toda a empresa descobrir a inovação, envolvendo a liderança, criando oficinas de criatividade operacional, times de melhoria contínua e de gestão do programa.

O terceiro princípio visa praticar e sustentar a inovação, através de programas de simplificação, multiplicação, apuração de resultados e reconhecimento das contribuições.

O quarto pilar é perenizar e melhorar a inovação. Surgem novos desafios, novas metas, novas recompensas. O programa pode ser validado e transformado por mais inovação.

Mão na massa para fazer 2016 acontecer.

Por Alfredo Duarte – Vice-Presidente de Cursos ADVB®

A ADVB® – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil
Al. dos Maracatins, 426, cj. 307
Moema – São Paulo, SP
(11) 3287.0000
(11) 3251.1259
Siga-nos nas redes sociais:
www.facebook.com/ADVBOnline
www.twitter.com/ADVBSP

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES