HomeADVBTodo dia é dia do Cliente.

Todo dia é dia do Cliente.

BV_112_Todo dia é dia do Cliente

Mas hoje é especial. 15 de setembro é o dia oficial do cliente. Então, parabéns pra ele. Tudo de bom, especialmente muitas compras, hem!

Clientes são, dependendo do ponto de vista, a primeira, a segunda ou a terceira pessoa em importância no mundo dos negócios. Em qualquer caso, o cliente vai estar no pódio.

Ele vem em primeiríssimo lugar se consideramos que sem clientes não existem negócios. Sabe aquela repetida frase “o patrão é o cliente, é ele quem paga os salários”? Pois é, sem clientes, sem emprego, sem trabalho, sem dinheiro.

Nas situações de venda cliente é o outro, o parceiro com quem devemos cocriar a situação de interação e influência. O outro, não o inimigo, não o adversário – o complemento. O cliente é o nosso precioso complemento.

Mas há outra nuances nessa ordem de importância.

Para criar e entregar soluções desejadas pelos clientes existimos nós, as pessoas que trabalham nas e para as empresas. Todos, sem distinção, envolvidos e comprometidos em fazer as coisas acontecerem.

Pergunta que não tem preço, porque não tem medida: se faltarmos, quem fará a mágica acontecer?

E então, em sua opinião, quem vai para o pódio vestido de dourado – os clientes ou os colaboradores das empresas?

O terceiro ator da saga representa um time igualmente poderoso: os stakeholders das empresas, todos eles, especialmente os fornecedores.  Isso mesmo, os fornecedores, apesar de certas práticas de tirar o couro e o fôlego desses parceiros insubstituíveis que ainda persistem em mercados mal amados.

A lógica é pueril: como é possível manter a equipe e atender os clientes sem o concurso dos fornecedores parceiros?

Com clientes, colaboradores e fornecedores o único jogo que vale a pena jogar é jogo ganha-ganha, baseado em ganhos mútuos, transparência, colaboração.

No fundo, quem fica em primeiro, segundo ou terceiro é irrelevante, se os três estão motivados e integrados. Como hoje é o dia dele, Ele fica!

Alfredo Duarte, professor da Academia de Vendas ADVB.

alfredoduarte@terra.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES