[bsa_pro_ad_space id=1]
HomeADVB TURISMOSão Paulo: aos 470 anos, capital dos negócios reafirma sua vocação para...

São Paulo: aos 470 anos, capital dos negócios reafirma sua vocação para o turismo

Por Toni Sando

São Paulo é uma cidade surpreendente. Aos 470 anos, comemorados hoje, reúne uma população diversificada de mais de 11,4 milhões de habitantes, gente que veio de todos os cantos do País e do mundo. Ela continua sendo a meca de oportunidade para brasileiros e estrangeiros de todas as nacionalidades.

Ela surpreende também pelo seu poder de desenvolvimento e de transformação. Há 50 anos, era quase inimaginável encontrar visitantes interessados no turismo que a cidade podia oferecer, a não ser quando os viajantes de negócios aproveitavam seu tempo livre para conhecer um pouco a capital. Ou então, quando famílias recebiam parentes e amigos de outros estados e de outros países.

Nos anos 70, São Paulo era um centro de negócios predominantemente industriais, que acabaram contribuindo para a expansão da infraestrutura da cidade com a construção de hotéis, centros de convenções e melhoria dos serviços de transporte. Com isso, a capital começou a ser palco para a realização de eventos corporativos, congressos e feiras.

Esse contexto, agora, é história. A característica se manteve, enquanto a expansão dos meios de hospedagem e a oferta de espaços para eventos continuou em ritmo acelerado. O que ampliou foi a vocação da cidade. Um dado relevante mostra que, nos primeiros seis meses de 2023, a cidade sediou 35% dos eventos realizados no Estado – quase 300 dos 850 organizados em várias outras cidades de São Paulo.

Tudo isso está sendo possível graças ao poder transformador da cidade – e do Estado. Nos últimos anos, a capital, um verdadeiro caldeirão de culturas e etnias, se transformou em um hub artístico, sediando shows internacionais que reúnem milhares de pessoas, além de eventos esportivos já tradicionais como a Formula 1, para não falar de sua enorme diversidade gastronômica, que inclui comida de rua a restaurantes estrelados pelo Guia Michelin.

Essa transformação não se fez do dia para a noite nem por obra do acaso. Por trás de tudo isso estão os esforços mais recentes dos governos estadual e municipal que enxergam nos setores de turismo e eventos oportunidades de ampliar a geração de renda e emprego para os paulistas e paulistanos. Mas, não é só isso. Cabe também à iniciativa privada, que aposta nas qualidades únicas de São Paulo como a cidade mais importante da América Latina para sediar e expandir seus negócios.

Impossível deixar de lado o trabalho de entidades que se dedicam incansavelmente a promover São Paulo também como destino de turismo, atraindo o público final, mostrando tudo o que a cidade tem de melhor para ver e fazer, bem como atuando na captação de eventos nacionais e internacionais para a capital e o Estado.

Não é por outra razão que as festas de Ano Novo atraíram cerca de 2,5 milhões de turistas para a cidade e o carnaval de São Paulo já se tornou um dos mais movimentados do País.

O Brasil, recentemente, comemorou a vinda de 6 milhões de turistas estrangeiros. E São Paulo, aos 470 anos, é um dos grandes responsáveis, agora, por mais de uma vocação.

 

 

Toni Sando é Presidente executivo da Fundação 25 de Janeiro – SP Convention & Visitors Bureau, Presidente da Unedestinos – União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos, membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e membro do conselho da Skål Internacional São Paulo.

 

Fonte: Mercado & Eventos

 

* As ideias e opiniões expressas nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da ADVB. Para publicar um artigo ou matéria neste Portal ADVB, envie para redacao@advb.org para aprovação da publicação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES