HomeMERCADORádios procuram meios de mensuração para ouvintes online

Rádios procuram meios de mensuração para ouvintes online

Mudança de hábitos dos ouvintes faz emissoras correrem atrás de dados mais fiéis com relação à audiência. Os métodos de mensuração tradicionais são anteriores à web e não retratam os índices reais.

É cada vez menor o número de pessoas que ouvem as rádios em antigos aparelhos. Com a era da mobilidade, o público online está crescente e já compõe uma parcela bem significativa dos ouvintes. Mesmo sendo reconhecida pelos veículos, essa parcela considerável de ouvintes ainda não tem representação oficial de institutos de pesquisas.

Enquanto isso, as rádios divulgam seus dados, mensurados por elas mesmas. Segundo Sônia Moro, coordenadora de rede da Rádio Antena 1 FM, “As emissoras continuam sendo ouvidas, porém de forma diferente. Agora temos um grande público que nos acessa via internet e outras plataformas. Precisamos de métricas padronizadas para este público. Temos que capitalizar essa audiência e mostrar o constante crescimento da audiência de rádio, na contramão de outros meios que estão perdendo público”.

Emissoras, Ibope e entidades estão empenhadas em conseguirem mensurar a audiência multiplataforma do rádio. Porém, enquanto não entram em um acordo, fatos que nem sempre retratam a realidade estão sendo divulgados no que se refere à indústria radiofônica. Sônia Moro, da Antena 1, exemplifica a dificuldade de lidar com a falta de índices oficiais, “Quando mostramos nas agências os dados de nossa audiência, eles se empolgam. Mas como não existe uma métrica oficial de um instituto, nosso números de online acabam não sendo considerados num planejamento de rádio, o que poderia ser decisivo para o cliente”.  A Rádio Antena 1 é a emissora online mais ouvida do Brasil e uma das mais ouvidas do mundo, segundo o ShoutCast.

Enquanto não houver uma mensuração oficial, seja do Ibope ou de outro instituto, as emissoras terão dificuldades em seus modelos comerciais e as rádios não conseguirão definir com precisão o seu público ouvinte.

Sobre a Rádio Antena 1:

A Rádio Antena 1 é dedicada essencialmente à música internacional contemporânea, compondo um repertório especialmente preparado para satisfazer o gosto musical apurado e exigente dos seus ouvintes. A emissora é a primeira (Ibope Easymedia mar-mai) na classe A em São Paulo dentre as rádios musicais e consolidou o segundo lugar no target AB 25+, além de ser a emissora online mais ouvida do Brasil e, segundo o Shoutcast, uma das mais ouvidas no mundo. Fundada em setembro de 1977, surgiu como a primeira rádio FM comercial a ter uma programação própria, exclusiva e diferenciada. Investe constantemente em inovações tecnológicas e na formação de parcerias com emissoras locais em diversas regiões do Brasil, sempre com o objetivo de criar uma grande rede nacional. Foi a primeira rede de emissoras FM do Brasil a operar de forma automática via satélite, com a mesma programação irradiada real time, por 24 horas. Hoje, a empresa soma 19 emissoras espalhadas pelas principais capitais e cidades brasileiras, cobrindo mais de 540 municípios no país. Faz também parte do Grupo a Radio Antenna Uno, de Roma, na Itália.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES