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Por que sua empresa deve definir personas antes de planejar as ações de Marketing Digital – Parte 2

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No post anterior falamos sobre a audiência, os interesses, a conversa com o público-alvo. Hoje concluímos esse importante assunto.

Definir conteúdo para sua persona

Cada cliente tem uma jornada própria. E seu papel nessa jornada é oferecer e recolher as informações de que ambos precisam para fechar o melhor negócio. Nós temos um conteúdo fantástico sobre funil de vendas que vai te ajudar a entender direitinho essa parte.
Nossa questão agora é entender que a definição da buyer persona antes de definir o conteúdo é fundamental. Se você já tem Leads qualificados que precisam ser levados ao processo de decisão e compra, precisa de materiais e CTAs (Call-to-Action) específicos. Assim como também precisa de conteúdo relevante para atrair mais visitantes para transformá-los em novos Leads.
Cada material tem um foco e, para não se perder, é preciso estar atento a ele. Caso contrário você corre o risco de perder uma venda por assustar um visitante com a oferta de um trial no primeiro contato.

Saber quais canais utilizar

A gente entende que o Facebook é a rede social mais popular, que o Google é o rei das pesquisas online. Só que isso não significa que seu negócio não possa ter sucesso ao investir em outros espaços. Até porque tem muita gente que prefere passar seu tempo no LinkedIn ou no Instagram e não no Facebook.
E você só vai saber quais os melhores canais para cada ação de Marketing Digital – e até mesmo para definir sua presença online – se você entender como seus clientes ideais se comportam na internet. Ao definir a persona você pode descobrir o óbvio, ou se surpreender com dados que nunca imaginaria e conseguir converter muito mais a partir desse conhecimento prévio.

Não esquecer de falar com o time de vendas

Por fim, mas não menos importante, não esqueça de alimentar os perfis de cada buyer persona com elementos da vida real. E uma das melhores fontes das quais você deve beber é a de quem lida com o consumidor: o time de vendas. Afinal, são os vendedores que, no final das contas, estão juntos com o cliente na hora de fechar negócio.
A partir deles você pode não apenas reiterar e melhorar as ações que estão funcionando, mas também criar novas personas específicas e corrigir aquelas que ainda necessitam de mais atenção para começar a render os resultados esperados. Ou seja: esse trabalho em conjunto pode te ajudar a oferecer materiais que convertam ainda mais.
Agora que você já entendeu a importância da definição de cada persona do seu negócio para obter o máximo de resultado das suas ações de Marketing Digital, não deixe de colocá-las em prática para aumentar as vendas! E aproveite que você está aqui para baixar um eBook que vai te ajudar ainda mais nessa jornada: um kit com todos os materiais e ferramentas para você criar as suas personas! Baixe agora clicando aqui. É de graça!

André Siqueira, diretor de marketing da Resultados Digitais.
andre.siqueira@resultadosdigitais.com.br

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