HomeADVBMercado - 30/07/13

Mercado – 30/07/13

 

A Nespresso comemora 10 anos de sucesso do programa AAA Sustainable QualitY

 

Líderes globais em sustentabilidade e o embaixador da marca, George Clooney, uniram-se à Nespresso para compor o primeiro Conselho Consultivo de Sustentabilidade da empresa e anunciar importantes e novas iniciativas nas áreas de bem-estar dos produtores e da administração ambiental.

O Conselho Consultivo de Sustentabilidade da Nespresso (NSAB, Nespresso Sustainability Advisory Board) foi estabelecido para solicitar propostas e fornecer ideias e recomendações a fim de aprimorar a estratégia de sustentabilidade de longo prazo da marca e de servir como base para outras parcerias em novas iniciativas. A formação oficial do conselho coincide com o 10º aniversário do AAA Sustainable Quality™ Program da Nespresso, peça fundamental dos esforços de sustentabilidade da empresa.

Há 10 anos, a Nespresso vem trabalhando com a Rainforest Alliance e outros importantes parceiros no Programa AAA, uma abordagem única que combina foco em qualidade e sustentabilidade para produzir benefícios para produtores e suas comunidades. 

“Ao completarmos dez anos do Programa AAA, sinto-me orgulhoso de ter a oportunidade de trabalhar com esses líderes renomados em sustentabilidade ambiental e social a fim de reforçar nossos programas e desenvolver novas e impactantes iniciativas na criação de valor compartilhado para produtores de café”, disse Jean-Marc Duvoisin, CEO da Nestlé Nespresso. “Embora tenhamos percorrido um longo caminho nos últimos dez anos, estamos motivados pela necessidade de continuar a avançar. As ideias e as perspectivas independentes trazidas por estes líderes de opinião ajudarão a promover nossos esforços de sustentabilidade e garantirão que fiquemos concentrados em iniciativas que terão um impacto geral positivo nos aspectos ambientais e sociais de nossa cadeia de valores”.

Expansão do Programa AAA na África com a TechnoServe 

Na reunião inaugural do NSAB em Lausanne, Jean-Marc. Duvoisin uniu-se a George Clooney e ao presidente e CEO da TechnoServe, Bruce McNamer, para anunciar duas importantes novas iniciativas na África: a expansão do Programa AAA na Etiópia e no Quênia e um programa para restabelecer o suprimento de café do Sudão do Sul. 

Na Etiópia e no Quênia, a Nespresso irá expandir o Programa AAA para incluir mais alguns pequenos produtores de café e irá se associar aos governos locais e à TechnoServe para melhorar a sustentabilidade do café na fazenda. A empresa também irá lançar programas de desenvolvimento comunitário que abordam importantes desafios socioeconômicos nas comunidades produtoras de café e dão apoio ao bem-estar dos produtores. 

Os parceiros esperam dobrar a quantidade de café adquirida na região para 10.000 toneladas em 2020 por meio da extensão do programa aos pequenos produtores. Essa expansão significativa do Programa AAA dará continuidade ao grande sucesso do programa na América Latina e sua recente expansão para a Índia. Atualmente, mais de 56.000 produtores fazem parte do Programa AAA, e a empresa está adquirindo aproximadamente 80% de seu café das fazendas do AAA.

O projeto do Sudão do Sul, em cooperação com a TechnoServe e George Clooney, reativará a produção de café de alta qualidade no país para contribuir com o desenvolvimento econômico e gerar suprimento. É esperado que milhares de pequenos produtores se beneficiem da iniciativa. Como parte do programa, a Nespresso planeja ser a primeira empresa a oferecer café do país após sua independência.

AAA Farmer Future Program com a Fairtrade International e cooperativas de produtores colombianos 

Jean-Marc Duvoisin também se uniu ao CEO da Fairtrade International, Harriet Lamb, e a representantes de cinco cooperativas certificadas pela Fairtrade em Caldas, na Colômbia, para anunciar a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU, Memorandum of Understanding) para o piloto do AAA Farmer Future Program. O programa responde à necessidade dos produtores de se protegerem contra os riscos da volatilidade dos preços e outros fatores que contribuem para a instabilidade no setor. Especificamente, o programa tem como objetivo introduzir provisões de bem-estar social para beneficiar os produtores e suas famílias, incluindo cobertura para saúde e acidentes e plano de aposentadoria. Como parte da iniciativa, a Nespresso colocará no mercado café das cooperativas de produtores do AAA da região e de certificados pela Fairtrade.

Expansão do Programa AAA e das iniciativas agroflorestais com a Rainforest Alliance

A Nespresso também anunciou a continuidade dos investimentos para trazer todos os seus produtores para o Programa AAA e aumentar o número de produtores que obtêm a certificação da Rainforest Alliance, dando continuidade aos sólidos resultados do Programa nos últimos 10 anos. Além disso, a empresa anunciou uma expansão de seu programa agroflorestal, em parceria com a Rainforest Alliance e a Pur Project, para otimizar a pegada de carbono da produção de café. A Nespresso reduziu em 20% sua pegada de carbono por xícara desde 2009. A agricultura do café permanece uma área de oportunidade para otimizar ainda mais os impactos do carbono. 

Perspectivas dos membros do conselho

“O Programa AAA, criado em conjunto com a Rainforest Alliance e a Sustainable Agriculture Network, é um dos programas mais rigorosos e abrangentes no setor cafeeiro, com maior receita líquida para o produtor e qualidade da água significativamente maior, gerenciamento de resíduos e reflorestamento. Acreditamos que a expansão do programa agroflorestal de produção de café que estamos desenvolvendo juntamente com a Nespresso dará continuidade aos sólidos resultados demonstrados pelo Programa AAA e será uma importante e nova abordagem para auxiliar a qualidade de vida dos produtores, protegendo os recursos naturais dos quais eles dependem e também o planeta, para todos nós”, disse Tensie Whelan, presidente da Rainforest Alliance

“Estou feliz pela oportunidade de combinar minha função como embaixador da Nespresso e como defensor de um futuro melhor para as pessoas do Sudão do Sul”, disse George Clooney. “Esse programa ajudará os produtores e suas famílias a garantir seu futuro criando novas fontes de negócios sustentáveis nesta região. Ele fornecerá a tão necessária receita e a segurança para milhares de produtores e suas famílias, que vivem em comunidades cafeeiras e têm o potencial de desempenhar um importante papel para ajudar a diversificar a base econômica no país”, completou.

“Estamos felizes em nos juntar à Nespresso para abordar os problemas e riscos bastante reais que os produtores de café enfrentam diariamente”, disse Harriet Lamb, presidente da Fairtrade International. “Os produtores estão expostos a muitos riscos, incluindo baixa produtividade, volatilidade dos preços e flutuações nas taxas de câmbio. Esses fatores podem afetar severamente sua qualidade de vida. Este projeto piloto exclusivo procurará proporcionar a segurança de que os produtores precisam para prover às suas famílias e investir em seu futuro”. 

Sobre a Nestlé Nespresso SA

A Nestlé Nespresso SA é pioneira e referência em café premium em porções individuais da mais alta qualidade. Com sede em Lausanne, Suíça, a Nespresso opera em aproximadamente 60 países e conta com mais de 8.300 colaboradores. Atua com mais de 300 boutiques exclusivas pelo mundo. Para mais informações, acesse: www.nestle-nespresso.com

Nespresso no Brasil

No Brasil, a marca comemora o sétimo ano e já conta com 10 Boutiques nas principais cidades. A Nespresso atua em dois segmentos de venda de suas máquinas e Grands Crus: B2C (máquinas e cápsulas para a casa dos consumidores) e B2B (solução de café para empresas).

Em B2B, a Nespresso Business Solutions tem como objetivo oferecer um amplo leque de variedades de cafés em porções individuais, com máquinas de última geração, serviços personalizados e especialmente orientados às necessidades dos escritórios e restaurantes de alta qualidade.

Em 2003 a Nespresso criou o Programa AAA de Qualidade Sustentável™, em parceria com a Rainforest Alliance. O Programa AAA busca o fornecimento de café de alta qualidade, utilizando boas práticas ambientais e sociais, além de fazer parte do Programa Ecolaboration®, que resume as ações de sustentabilidade da Nespresso em toda a cadeia produtiva.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Anterior
Seguinte
RELATED ARTICLES